Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Neutralizar carbono na produção, uma meta pelo futuro. Com Kat Friis
Basta dar uma espiada em publicações como as da United Nations Foundation (aqui) para sentir a urgência de adotarmos agora práticas que freiem a acelerada destruição do planeta. Como não poderia deixar de ser, o tema está na pauta do Festival do Clube de Criação, que vem promovendo debates em torno da sustentabilidade e pelo meio ambiente há alguns anos. Nesta edição, que acontece neste final de semana (22 e 23), no Memorial da América Latina, não seria diferente.
O painel “É preciso neutralizar as pegadas de carbono das produções audiovisuais”, no domingo 23, às 15h, na sala dos Congressistas, terá participações remotas e uma ao vivo, no palco. Na primeira parte, haverá uma apresentação gravada por cofundadores da ONG Green The Bid (GTB), que evitaram pegar avião para viajar ao Brasil, não contribuindo assim com a emissão de gases do efeito estufa. Jessie Nagel, Michael Kaliski, Julian Katz e Gabi Kay vão explicar sobre a iniciativa que teve início há dois anos.
Além de apresentarem como funciona a organização sem fins lucrativos, que orienta, conecta e estimula práticas sustentáveis de fato, eles vão convocar o mercado a participar da entidade. O objetivo, segundo o grupo, é “trabalharmos juntos para compartilhar as melhores práticas, os cases de sucesso e ideias novas; defender padrões consistentes e mensuráveis no mercado; e construir um futuro neutro em carbono e livre de resíduos para a produção audiovisual”.
Na segunda parte do painel, entra em cena Kat Friss, vencedora de um Emmy Award pelo trabalho “Love has no labels”, movimento pela aceitação e inclusão de todas as pessoas criado pela Ad Council e que teve a campanha desenvolvida pela R/GA (conheça aqui). Kat é CPO da Phenomenon LA e também é cofundadora do Green The Bid. Ao vivo, em videoconferência, a production executive, producer, cruise director será entrevistada por Vanessa Moriya, diretora de cena da Prodigo e sócia da Set Sustentável, empresa de consultoria, gestão de resíduos e compensação de carbono para o mercado audiovisual, que estará no palco. Kat vai compartilhar sua experiência na iniciativa e contar como ela tem reverberado no mercado.
O encontro promete trazer questionamentos e caminhos. Formada em Comunicação Social, Rádio e TV pela Universidade Anhembi Morumbi e também em Direção em Cinema pela Universidade da Califórnia UCLA Extension e pela Universidade de Nova York (NYU SCPS), Vanessa atua no mercado há mais de dez anos. O ativismo ambiental também cresceu junto com a carreira. Ela realizou cursos na área da sustentabilidade, economia circular, agricultura sintrópica (agrofloresta) e gestão de resíduos. Em 2019, iniciou o Set Sustentável, que tem como iniciativa conscientizar, refletir sobre os material utilizados, a diminuição dos resíduos gerados no meio ambiente, tendo como base estrutural economia circular, ESG e a agenda dos 17 objetivos sustentáveis da ONU.
Mais debates
Vale ressaltar que outros painéis colocam a pauta da preservação do planeta no palco: “Marcas e meio ambiente”, no sábado 22, às 10h, conta com Beto Rogosky, diretor executivo de criação da VMLY&R; Carol Baracho, digital creator da Perifa Sustentável; João Amaral, COO e diretor executivo do Projeto Voz dos Oceanos; Karina Meyer, diretora de marketing Latam da The Body Shop; e Rui Branquinho, sócio e CCO da Give Back. O jornalista Felipe Turlão é o mediador.
Já “Jornada ESG: o quão distante ela está da realidade das empresas?”, vai acontecer no domingo 23, às 11h30 e terá na mesa Cristine Naum, sócia-diretora da Apoena ESG; Marcos André Costa, consultor associado da Caliber; Marcus Nakagawa, professor e coordenador do Centro de Desenvolvimento Socioambiental - ESPM. A mediação é de Vivi Duarte, fundadora e CEO do Plano Feminino.
Confira a programação (quase) completa aqui.