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Entrevista: Euphoria Creative

Rizério, Del Manto e Santos lançam agência

19.10.22

Marcelo Rizério, que recentemente deixou o cargo de diretor executivo de criação da FCB Brasil (leia aqui), apresenta ao mercado a agência de publicidade full service Euphoria Creativeda qual é cofundador & CCO (chief creative officer).

Com o objetivo de "mudar comportamentos" e "enfrentar a apatia com criatividade", a operação também tem como cofundadores Caio del MantoCEO (chief executive officer); e Tiago Santos, COO (chief operating officer), que ficará à frente das áreas de mídia e operações.

Abaixo, Rizério revela ao Clubeonline como surgiu a ideia da Euphoria, qual a missão e o modelo de negócios e outros detalhes sobre a nova agência.

Clubeonline: Rizério, a economia no Brasil ainda sente o impacto da pandemia. Frente a um cenário em que muitos se sentiriam inseguros para lançar um empreendimento, por que vocês decidiram abrir a Euphoria ?
Marcelo Rizério: Sou otimista e sempre vou acreditar que dá para fazer algo novo para impulsionar as mudanças que o mercado e os consumidores estão vivendo. É justamente em momentos de crise que não se tem espaço para a calmaria. Se a economia ainda não se reergueu totalmente é o momento certo para as marcas se mexerem e tentarem algo diferente e novo. Movimento é vida e as empresas não podem ficar paradas agora, e nunca. Nascemos no meio disso tudo para ajudar nessas mudanças através da criatividade.

Clubeonline: Como se formou o board da agência?
Rizério: Começar um negócio do zero exige muita confiança e parceria. Por isso ao meu lado estão pessoas com quem trabalhei durante muitos anos e tenho uma profunda admiração e respeito. Tiago Santos esteve ao meu lado em três diferentes agências, por quase uma década. Além de ser o melhor mídia que conheço, Tiago já trabalhou em veículos e anunciantes, trazendo uma visão completa de dentro e fora dos negócios, e é professor de ROI. Além dele, tem o Caio del Manto, que já esteve ao meu lado em outra agência, liderando a área de estratégia. Caio abriu a mexicana Circus no Brasil e depois fez sua fusão com a Media.Monks. A operação chegou a 320 funcionários em apenas três anos e, desde o final de 2021, ele vinha liderando a vertical de publicidade da empresa, globalmente. Todo o time está sendo formado com um pensamento coletivo, colaborativo e com olhares diversos, de acordo com os clientes e projetos que formos conquistando.

Clubeonline: Qual a missão, o modelo de negócios e os diferenciais da operação?
Rizério: A Euphoria Creative é uma agência de publicidade full service especializada em mudança de comportamento. Acreditamos que a tecnologia e as ferramentas digitais trouxeram uma nova forma de ver o funil de conversão, onde todos os critérios de sucesso mudaram radicalmente. O principal impacto disso é a morte da lealdade de marca, que foi substituída pela relevância cultural. E muitas marcas ainda não sabem o que é necessário para construí-la.
Acreditamos que, para construir relevância na cultura, as marcas têm um novo inimigo: a apatia. Consumidores são bombardeados todos os dias por milhares de mensagens e gastam menos de dois segundos movendo o dedo no feed. Neste contexto, a maioria das marcas está passando batido.
Por isso, desenvolvemos uma metodologia exclusiva, baseada em dados de comportamento, para mapear diferentes tipos de apatia: de marca, categoria, inovação, plataforma e cultura. Com isso, definimos o 'problema comportamental'.
A partir daí, trabalhamos em um tipo diferente de criatividade, focada em causar reações, e é por isso o nome Euphoria. Traduzimos essa criatividade em narrativas, ações, interações e propósitos. Tudo conectado para mover as pessoas e trazer resultados para as marcas.

Clubeonline: A Euphoria Creative nasce atendendo quais clientes? Vocês pretendem participar de concorrências e de festivais?
Rizério: Nascemos com dois projetos de marcas que apostaram no nosso modelo e metodologia. Anunciaremos em breve. Sobre concorrências, estamos abertos sim, especialmente a empresas que estejam genuinamente interessadas em construir marcas no mundo dos algoritmos. Já prêmios, sempre acreditei que é uma consequência de bons trabalhos. Se a agência criou ideias boas e relevantes, merecem ser inscritas em festivais.

Clubeonline: Diretor de arte por formação, você tem mais de 20 anos de atuação no mercado publicitário, tendo trabalhado mais recentemente como ECD da FCB Brasil, além de ter feito parte da equipe criativa de agências como CP+B, Leo Burnett, Lew’Lara\TBWA e AlmapBBDO. Como essa experiência acumulada no decorrer da carreira irá lhe ajudar a liderar a Euphoria?
Rizério: Aprendi muito em cada um desses lugares que passei. Mas o maior aprendizado foi entender que liderar é acima de tudo sobre as pessoas, suas histórias e vivências. Os diferentes olhares e opiniões devem ser incentivados sempre, assim chegaremos em resultados culturalmente relevantes.

Entrevista: Euphoria Creative

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