arrow_backVoltar

Clube + YouTube

Um sertanejo clássico contra a fraude bancária

24.10.22

O Clube de Criação e o YouTube Works estão juntos realizando uma curadoria de cases que utilizaram a plataforma de maneira criativa, eficaz e inovadora. Apresentamos alguns trabalhos finalistas ou premiados no 47º Anuário do Clube de Criação, cujos ganhadores foram revelados no último fim de semana, durante o Festival do Clube de Criação 2022.

O trabalho que encerra esta série é “Pare & Pense #Pode ser Golpe”, uma iniciativa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) para alertar e orientar a população a se prevenir de fraudes. A campanha, criada pela agência iD\TBWA, trouxe informações e dicas para clientes bancários se protegerem de golpes, como o do falso motoboy, o da troca de cartão, de pedidos de dinheiro por aplicativos de comunicação, e da falsa central ou do falso funcionário de banco.

O projeto foi um dos finalistas em setembro na terceira edição do YouTube Works, premiação que reconhece as melhores campanhas veiculadas na plataforma (leia aqui). No caso, “Pare e Pense” foi finalista nas categorias Meeting the moment (reconhece as marcas que foram ágeis para reagir a um contexto cultural) e The Unskippable (premia os trabalhos que, de tão criativos, conseguiram prender a atenção e engajar o público ao ponto deles ignorarem o skip, com destaque para criações que envolvem novos formatos, como TVs conectadas).

Com um revamp da música “Pare”, de Zezé Di Camargo e Luciano, a campanha jogou luz para um assunto sério em tom leve. “Pare! Até quando você vai cair nesses golpes na vida? Pare! Sua grana e sua senha jamais podem ser divididas. Tem malandro de olho na gente. Se pedir dinheiro, diga não. Então, pare! Não dê mole para ladrão”, diz um dos trechos da paródia do sucesso sertanejo, que acompanha o vídeo e mostra situações como a do golpe da falsa central telefônica dos bancos.

Como os golpes afetam brasileiros de todas as idades e classes sociais, escolhemos um hit dos anos 1990, que toca as pessoas mais velhas, e adaptamos para a temática atual das fraudes, com muito humor”, conta Lucio Caramori, diretor de criação da iD\TBWA.

Esta campanha é um bom exemplo de como o marketing pode ser corretamente usado para levar informação importante às pessoas e garantir a segurança dos clientes, que sempre foi prioridade do setor bancário, tanto que os bancos investem cerca de R$ 2,5 bilhões por ano em cibersegurança”, afirma Isaac Sidney, presidente da Febraban. Para ele, a campanha tem visão massiva para conscientização e orientação da população.

Não à toa esse case foi finalista aa categoria “The Unskipable” no YouTube Works, feita para vídeos que, por serem divertidos, ninguém quer pular.

Uma das qualidades mais legais desse case é o poder de entregar uma mensagem de forma tão acessível, ativando a capacidade de alcance do YouTube. São 127 milhões de brasileiros conectados todos os meses na plataforma e, para eles, a mensagem da prevenção e cuidados contra as fraudes bancárias é universalmente relevante”, avalia José Lucas de Paula, Head of Creative Works do Google.

O executivo lembra ainda que o revamp de "Pare" teve alto reconhecimento por um público mais velho. Além disso, pela recontextualização da música para os dias atuais, o case impactou um target mais jovem. O objetivo foi criar uma campanha de grande escala para levar informação a toda a população sobre como se prevenir de golpes e fraudes que dão dor de cabeça e trazem prejuízos financeiros.

A pesquisa Radar Febraban, de setembro de 2021, revelou que 95% dos entrevistados que receberam essas informações de prevenção a golpes afirmaram que o material foi importante para prevenção ou para sua atitude diante tentativas de fraudes.

Confira o case abaixo.

Leia e veja o case anterior, “Deixa Fluir”, aqui.

 




Este conteúdo é um publieditorial do YouTube no Clubeonline. O “Pin” que marca esta nota, no alto à direita, quando vista na home, é uma identificação por este material ser diferenciado.

Clube + YouTube

/