arrow_backVoltar

Festival do Clube 2022

Martha Medeiros: 'vendia boneca na feira como vendo roupa em LA'

26.10.22

Durante quase uma hora, Martha Medeiros contou sua história, respondendo as perguntas da jornalista Carla Gullo, no painel "Do Sertão a Hollywood: o processo criativo de Martha Medeiros", na 10ª edição do Festival do Clube.

A estilista e empresária não economizou no bom humor para mostrar como enfrentou todas as dificuldades que encontrou pelo caminho, desde a infância em Alagoas, quando vendia suas roupas de boneca na feira de Pajuçara, em Maceió.

Carla, que foi redatora-chefe da revista Marie Claire, onde cobriu moda, começou a conversa perguntando a Martha sobre a força e a resiliência que marcam a sua trajetória. "Na sua história, houve muitas negativas, você ouviu muitos 'nãos'. E você sempre diz que nunca desiste. De onde vem essa força e a que você atribui o seu sucesso?", perguntou. Ao que Martha logo emendou, "da minha leveza", brincando, mas ao mesmo tempo falando a verdade, porque estava se referindo à sua excelente autoestima.

"Eu vendia boneca na feira do mesmo jeito que vendo roupa hoje em Los Angeles: com muito respeito ao cliente", falou. Martha comentou que a forma positiva com que sempre enxergou as coisas foi e ainda é determinante na sua carreira e na sua vida. "A primeira vez que alguém me disse 'não', falando que minhas roupas eram horríveis, eu ouvi 'que lindo, quero vender tudo o que você faz'. E quando minha mãe perguntou o que essa pessoa achou eu disse: 'ele adorou tudo', porque era assim mesmo que eu via", contou. Ela brincou e se comparou a um livro de matemática, de tanto problema que tem. "Mas ninguém precisa saber deles", disse.

Martha falou ainda sobre o começo da sua carreira, quando instalou uma lojinha no banheiro da agência do Banco do Brasil, onde trabalhava, e sobre as vendas que fazia na faculdade. Contou como o sonho de vir para São Paulo se realizou. E revelou como sua irreverência e espontaneidade levaram suas roupas a um editorial da revista Vogue quando elas ainda eram praticamente desconhecidas.

A empresária mostrou todo orgulho que tem do "Projeto Olhar do Sertão", do Instituto Martha Medeiros, que vem transformando vidas no sertão nordestino. Por meio do incentivo e valorização da produção artesanal local de rendas, o projeto vem melhorando significativamente as condições de vida de mulheres e de suas famílias no semiárido nordestino. A estilista explicou como funciona o projeto, como arrecada doações (não dinheiro) e o público ainda assistiu a um vídeo para conhecer melhor a iniciativa (veja abaixo).

Martha também exibiu um vídeo do desfile da sua coleção no São Paulo Fashion Week 2022 (assista abaixo). "As pessoas dizem que as minhas rendas são as mais caras do Brasil. São sim, porque as minhas rendeiras são muito bem pagas", afirmou, com firmeza.

A estilista ainda contou como surgiu a Casa Martha Medeiros, dando detalhes da sua história e de como ela funciona. O local, que fica em Milagres, no litoral alagoano, abriga inclusive um projeto que tem como proposta profissionalizar as pessoas da região em áreas ligadas a serviços da casa, camareira, garçom e serviços gerais.

Confira a programação do Festival aqui.

Leia todas sobre o Festival do Clube aqui.

Serviço:

10º Festival do Clube de Criação

Patrocínio master (ordem alfabética): Globo, Google, Santeria e Tik Tok.

Patrocínio/apoio (ordem alfabética): Africa, Alice Filmes, Apro + Som, Barry Company, Broders, Cerveja Avós, Draftline, Clube da Voz, Grupo de Atendimento e Negócios, Jamute, KraftHeinz. Landscape, Modernista, Mugshot, MyMama, Nescafé Dolce Gusto ,Not So Impossible, O2, Paranoid, Piloto, Publicis, S de Samba, Sentimental Filme, Shutterstock, TBWA Media Arts Lab, Untitled, Uol, Vetor Zero, WMcCann e Zohar.

Dúvidas ou desejo de se associar? clubedecriacao@clubedecriacao.com.br ou Whatsapp do Clube: 11 - 93704-2881

Facebook Clube de Criação 

@CCSPOficial no Twitter

@ClubedeCriacao no Insta

#festidaldoclubedecriacao

Festival do Clube 2022

/