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Slow content: consumo de conteúdos + longos
Na era dos vídeos curtos e da informação acelerada, o 10º Festival do Clube de Criação trouxe uma nova perspectiva para o conteúdo publicitário no painel "Slow content, porque é hora de desacelerar", mediado pelo jornalista Karan Novas. O papo contou com a participação de Caio Franchi, executive creative director do Google; Fabio Mozelli, diretor de criação da DPZ; Fernanda Grams, diretora de conteúdo e estratégia da Africa; e Luciana Bazanella, cofundadora da White Rabbit.
O Brasil é um dos países mais ansiosos do mundo o que resulta em um consumo acelerado de conteúdo. O brasileiro tem pressa ao pesquisar, selecionar e consumir. Diante desta informação começou o debate.
Novas, que mediou a conversa, lembrou que, apesar de ter crescido o consumo de vídeos curtos, a nossa atenção depende também da intenção e da relação do meio e da duração do conteúdo com o interesse do consumidor. “Conforme a pessoa tem interesse e intimidade com determinado assunto, dispensa mais tempo e atenção para o conteúdo”, explicou. Ele lembrou ainda que aumentou também do consumo de conteúdo mais longo em determinados devices. “Mais da metade dos vídeos que as pessoas consomem de YouTube pela TV tem mais de 20 minutos”, ressaltou.
Fernanda Grams trouxe mais dados que corroboram a fala do colega de mesa. “Houve aumento de 1900% no consumo de newsletter nos últimos dois anos. Também cresceu o consumo de lives com mais de uma hora na Twitch e Meta. São conteúdos profundos, longos”, disse, explicando que o problema não são os conteúdos rápidos, mas a falta de interesse das pessoas neles. “Conteúdo curto sem motivos, sem funcionalidade não engaja”.
Caio Franchi também endossou a ideia. “Quem produz conteúdo e consome slow content está conectado profundamente com o material. Para o que eu gosto, gasto horas, para o que não me importa, dedico segundos”, afirmou.
Para o executivo, a publicidade pode auxiliar as pessoas a aproveitarem mais o momento pelo poder de cativar com histórias, e se conectarem através de diferentes plataformas.
Sobre novos formatos, Luciana Bazanella pontuou o problema da busca pela “última moda”, e a necessidade errônea que muitos veem de substituição de formatos. Para ilustrar sua ideia, ela lembrou de um encontro realizado por urbanistas no início do século passado, onde buscavam solucionar o problema das fezes dos cavalos nas ruas. “Eles chegaram à conclusão que os cavalos deveriam usar fraldas, ninguém foi capaz de vislumbrar a invenção dos automóveis”. Para a publicitária, algo semelhante ocorre hoje. “Os formatos podem ser muito relativos. A gente não vai estar a vida toda no celular, vamos estar em outros lugares”.
Simbolizando toda discussão, Fabio Mozelli trouxe sua experiência de criação para a Nespresso, com o filme "Paciência", onde por quatro minutos vemos em tempo real uma atriz apenas passando um café ao som da música de Lenine (leia e assista aqui).
A peça, contou Fabio, foi uma aposta arriscada da agência, que gravou o comercial durante as filmagens de outras peças mais tradicionais que haviam sido acordadas com o cliente. “A ideia era fazer um vídeo no tempo real de se passar um café, sem cortes, para simbolizar a importância do tempo”.
Sobre o processo de criação para esse tipo de conteúdo de consumo mais demorado, o criativo afirmou “O slow content, depende de slow thinking. É preciso parar e aprofundar no briefing, na história, no processo de criação do conteúdo”, concluiu.
Confira a programação do Festival aqui.
Leia todas sobre o Festival do Clube aqui.
Serviço:
10º Festival do Clube de Criação
Patrocínio master (ordem alfabética): Globo, Google, Santeria e Tik Tok.
Patrocínio/apoio (ordem alfabética): Africa, Alice Filmes, Apro + Som, Barry Company, Broders, Cerveja Avós, Draftline, Clube da Voz, Grupo de Atendimento e Negócios, Jamute, KraftHeinz. Landscape, Modernista, Mugshot, MyMama, Nescafé Dolce Gusto ,Not So Impossible, O2, Paranoid, Piloto, Publicis, S de Samba, Sentimental Filme, Shutterstock, TBWA Media Arts Lab, Untitled, Uol, Vetor Zero, WMcCann e Zohar.
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