Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Vivo quer acelerar carreira de treinadores negros
No mês em que se celebra o Dia da Consciência Negra (20 de novembro), a operadora Vivo anuncia o lançamento do projeto "Professores Pretos", que tem o objetivo de ajudar na construção da equidade racial no Brasil.
Com a proximidade da Copa do Mundo, a marca chama a atenção para o fato de que, em campo, diversos jogadores de futebol negros se tornaram ídolos defendendo a Seleção Brasileira. No entanto, no banco da comissão técnica, há uma ausência de profissionais pretos no comando.
Diante deste cenário, a Vivo, em parceria com a CBF (Confederação Brasileira de Futebol), convocou seis técnicos de diferentes regiões do país para obter a preparação e as licenças da CBF Academy, pré-requisitos para ascender na carreira e concorrer a vagas de liderança no esporte. A ação foi criada pela VMLY&R.
"A Vivo é patrocinadora da Seleção Brasileira desde 2005 e, com o programa Professores Pretos, reforça o seu compromisso com a construção de um futuro mais diverso, no futebol e fora dele", defende Marina Daineze, diretora de imagem e comunicação da Vivo.
A ação e a seleção dos participantes foram feitas com a consultoria do Observatório da Discriminação Racial no Futebol. "Ao diagnosticar a ausência de treinadores negros nos grandes clubes do Brasil, foi possível apontar que ela acontece por alguns motivos, entre eles a falta de confiança, o preconceito, a falta de oportunidade e a ausência de projetos de incentivo a diversidade e inclusão", avalia Marcelo Carvalho, do Observatório da Discriminação Racial no Futebol.
Foram escolhidos seis nomes para participar do programa. Entre os critérios para a seleção, foram considerados quem ainda não atua em grandes clubes e necessita das licenças da CBF para crescer na carreira, representantes de várias regiões do Brasil e identificação com o propósito antirracista.
A iniciativa oferecerá as três licenças necessárias para que eles se tornem técnicos de futebol profissionais.
Posts e vídeos nas redes sociais da Vivo, da CBF e do Vini Jr. anunciaram os técnicos selecionados, no dia seguinte à convocação da Seleção Brasileira. O anúncio contou com a participação do próprio jogador e de César Sampaio, ex-volante e atual integrante da comissão técnica brasileira.
Ficha Técnica:
Agência: VMLY&R Brasil Propaganda Ltda
Cliente: Telefônica Brasil S/A
Produto: Institucional
Título: Consciência Negra
Duração: 30”
CCO: Sleyman Khodor e Rafael Pitanguy
Direção de Criação: Pedro Lazera e Marcos Magario
Redator: Pedro Lazera, Luis Rombino, Pedro Santos e Kenia Mattos
Dir. Arte: Marcos Magario, Hyana Espindola, Natalia Soares e Gisele Chagas
Atendimento:Leo Balbi, Rafaella Garutti, Carolina Rangel, Bruna Defelippe, Larissa Luquetti
Cliente: Marina Daineze, Raphael Mesquita, Sabrina Romero, Brunno Bari, Marcelo Marino, Isaac Trabuco, Janaina Felix, Ana Paula Gomes, Andre Morata Cavalcante e Marla Rezende de Oliveira.
Planejamento: Marcelo Germano, Simone Bispo, Luciana Garcia, Giulia Romanelli, Renan Donas, Nathalie Silva, Estefany Murai, Emillia Pimentel
Mídia: Luiza Valente, Diego Freire, Danilo Pizardi, Julia Santana, Ligia Antunes, Rafael Rodrigues
PR: (Vivo) Stela Maris, Lyane Martinelli, (VMLY&R) Paula Ganem, Gabriel Grunewald, Ana Carolina Cesário
Produção: Nicole Godoy | Anderson Rocha | Bianca Aguiar | Ian Inglez | Bárbara Emery | Guilherme Rodrigues | Nicole Thedin | Cléo Gonçalves | Raphaela Valentim | Yuri Souza
Produtora Filme: Selvagem
Direção/Direção de fotografia: Junior Black
Produção Executiva: Caio Fusco
Atendimento produtora: Jessyca Lopes
Diretora de produção: Alessandra Melo
Montagem: Hugo Caserta
Pós-produção/finalização: Equipe Selvagem