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Meta em ação para aproximar tecnologias do brasileiro
A Meta lançou sua primeira campanha institucional no Brasil, após a mudança da marca realizada em outubro de 2021. A criação é da Media.Monks. Sob o mote "Sua Voz em Qualquer Realidade", a ação envolve uma série de experiências audiovisuais no mundo virtual e no físico. A intenção é mostrar como algumas tecnologias ligadas ao metaverso, caso da realidade aumentada (AR), já estão ao alcance da grande maioria dos brasileiros por meio dos celulares.
Para demonstrar isso, a empresa escolheu o universo da música para evidenciar novas formas de criar e testar experiências. "Uma das maiores dúvidas da audiência brasileira em relação ao metaverso diz respeito ao desafio de acesso a essa tecnologia, comumente associada apenas a dispositivos de realidade virtual”, afirmou Diego de Oliveira, gerente de marketing da Meta no Brasil.
A aposta está nas experiências interativas e musicais, que terão apoio de diversos criadores, como meio de esclarecer que RA e IA (inteligência artificial) podem ser acessadas via smartphones. A campanha conta também com mídia OOH em 3D. As peças poderão ser vistas nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.
A ação está dividida em três etapas. Na primeira delas, que já está no ar, os criadores @Rafadiasdays, o RDD, @MuriloChester e @RealTicia foram convidados a criar uma música que mistura ritmos urbanos como funk, trap e piseiro. O projeto ganhou ilustrações 3D criadas por artistas visuais e de dança, entre eles @Gean CG e @Ani Ganzala. O resultado pode ser conferido nos perfis dos criadores nas redes sociais - aqui.
A segunda fase da estratégia está conectada ao Afropunk Bahia, festival de cultura negra que acontece nos dias 26 e 27 de novembro, em Salvador, e que tem patrocínio da Meta. Serão mais de 20 horas de shows, com grandes nomes da música negra nacional e internacional, moda e ancestralidade.
No espaço da empresa no Parque de Exposições, local do evento, o público poderá participar de uma experiência que vai transformar o movimento e a voz em uma arte visual em um telão. Será possível customizá-la e até mudar as cores da iluminação do estande por meio de tecnologia responsiva e generativa. Microfones e sensores de movimento vão ajudar a gerar a ilustração em tempo real, considerando volume de som, tom de voz, direção e velocidade dos gestos.
Outra ação está destinada a quem assistir ao festival virtualmente. Os interessados poderão usar um efeito de realidade aumentada, criado pela Atom em parceria com alguns dos vencedores do projeto Realidade Aumentada na Pele (RAP). Essa iniciativa foi lançada pela Meta em junho com o fim de aumentar o número de criadores negros de RA e contribuir, assim, para diminuição das lacunas de inclusão e diversidade no ambiente digital (relembre aqui).
Na última fase da campanha, a partir de 28 de novembro, será disponibilizado um efeito de realidade aumentada para Instagram que permite que as pessoas criem suas próprias músicas e as compartilhem em suas redes sociais. O efeito, que será potencializado por influenciadores como @Spartakus e @Afrobaphooficial, mistura batidas e harmonias por meio do movimento da cabeça do usuário, produzindo uma música única a cada interação.
Ao enviar o áudio gerado nessa interação para o bot da campanha no WhatsApp, o usuário terá acesso a um vídeo de ilustração 3D criado a partir da música e que pode ser postado diretamente nos Stories.