arrow_backVoltar

Year in Swipe

10 tendências do Tinder – e + descobertas sobre os brasileiros

09.12.22

Na temporada de retrospectivas e expectativas, o Tinder traz mais do que o balanço de 2022. A empresa resolveu encomendar uma pesquisa para a Qualibest para entender mais do comportamento dos brasileiros em relação à troca de mensagens com potenciais interesses.

A análise do que bombou ao longo do ano é feita pelo Year in Swipe. O relatório identificou que 2022 refletiu uma nova vontade de retomarmos a vida externa com uma firme determinação coletiva de recuperarmos o tempo perdido durante a pandemia.

Atividades sociais como viagens e eventos ao vivo voltaram à tona em tempo recorde. O namoro também. Milhões de jovens adultos que iniciaram suas vidas amorosas em confinamento mostraram estarem prontos para o mundo real. Segundo o Tinder, ao contrário das gerações anteriores, eles estão se relacionando em seus próprios termos e pararam com joguinhos. A prova disso é que a ficada virou um status aceito.

O Year in Swipe revela novos rótulos de relacionamento e a importância de posicionamentos sobre questões sociais. Também mostra tendências de encontros sem álcool e profusão de emojis nas conversas.

Troca de mensagens

Já a pesquisa da Qualibest, que ouviu pessoas entre 18 e 34 anos, indica que o uso de emojis, memes, GIFs e reações dizem muito sobre o indivíduo (resposta de 75% dos entrevistados). E isso vale para os relacionamentos. Para 53% das pessoas ouvidas, é mais provável usar emojis ao enviar mensagem para interesses amorosos em comparação às conversas com amigos e familiares. Fica a dica.

Outras descobertas do estudo são:

• 83% dos entrevistados acreditam que tudo bem enviar mensagens (voz e/ou texto) para mais de uma pessoa em que você esteja interessado(a)
• 47% relataram trocar mensagens com um a dois crushes em média

• Em relação ao uso de emojis, GIFs e afins:
• 75% relataram usar a opção de “reagir” ao responder mensagens em redes sociais
• 73% relataram usar emojis ao enviar mensagens
• 71% relataram usar memes/figurinhas
• 67% relataram usar mensagens de voz
• 39% relataram usar GIFs

• Ainda sobre o uso de emojis, GIFs e afins:
• 64% concordam que emojis são divertidos ao enviar mensagens, mas usar muitos demonstra distanciamento
• 85% concordam que um meme pode iniciar ou encerrar uma conversa

• Em média, ao conversar com seus interesses amorosos por mensagens, 53% das pessoas relataram esperar menos de 5 minutos para responder

• Em relação a isso:
• 63% dos entrevistados relataram interpretar respostas curtas como desinteresse
• 73% disseram que passam a usar respostas curtas quando perdem o interesse na outra pessoa

• Em relação aos emojis preferidos:
• 🥰 foi o preferido dos entrevistados, com 51% dizendo que o usaria em conversas com paqueras/crushes
• ❤️ e 😍 foram os próximos escolhidos dos entrevistados, com 43% dizendo que os usariam em conversas com paqueras/crushes

Confira os resultados do Year in Swipe.

Dez tendências essenciais:

#1. Jovens solteiros estão assumindo o "ficando" como status de relacionamento válido – Mais do que uma noite só, mas sem ser um relacionamento tradicional, a ficada ganhou forças em 2022 no mundo. Evoluiu para um relacionamento casual, mas com regras. O Tinder viu um aumento de 49% em membros adicionando a nova intenção de relacionamento em seus perfis.

#2. Positividade, um diferencial – Originalmente conhecido como o símbolo de estacionamento, o 🅿️ foi ressignificado para positividade. A inspiração veio da música Pushing P e se tornou o emoji de tendência global número 1 no Tinder neste ano. Os usuários recorreram ao emoji 🅿️ para avisar a interessados que positividade e honestidade são o que estão procurando.

#3. O jantar dos primeiros encontros pode estar acabando – No Brasil, as menções a "Praia", "Filmes" e "Café" nas bios aumentaram este ano, sugerindo que os solteiros estão se encontrando de formas diferentes dos clássicos jantar e barzinho. No mundo, outras atividades como acampar, churrasco, experimentar coisas novas e comida de rua estão entre os 10 principais interesses no Tinder.

#4. Brindes em encontros sóbrios - Mais de 25% dos jovens solteiros entrevistados no Tinder disseram que bebem menos em encontros em comparação com o ano passado. E 72% dos usuários do app informaram em seus perfis que não bebem ou bebem apenas ocasionalmente.

#5. Ser divertido, direto e limpo, as características que chamam atenção – Senso de humor era o que os membros do Tinder mais procuravam ao ler o perfil de um match em potencial. Mas outra característica se destacou. Para 78% dos jovens entrevistados, a procura é por alguém que seja direto sobre o que deseja e seja dedicado com a higiene. Em um possível pretendente, os jovens solteiros priorizaram qualidades baseadas em valores como lealdade (79%), respeito (78%) e mente aberta (61%), em detrimento da aparência (56%).

#6. Posicionamentos sobre causas sociais podem juntar ou dividir os matches – Neste ano, 75% dos solteiros procuraram um match que respeitasse ou investisse em questões sociais. Inclusive no Brasil, onde “Natureza”, “Resgate de Animais” e “Educação” foram algumas das causas que se destacaram. Além disso, interesses como “Ativismo” e os relacionados às eleições aumentaram 84% e 37%, respectivamente, nos perfis ao redor do mundo neste ano.

#7. Efeito nostalgia – Jovens solteiros estão se inspirando nas tendências de namoro dos anos 90 e 2000. Globalmente, os interesses de crescimento mais rápido no app são termos como “Criança dos Anos 90”, “Anime” e “Tênis”. Isso foi observado até na preferência musical. Um dos hits deste ano foi “Running Up That Hill”, de Kate Bush, que fez parte da trilha de “Stranger Things” na última temporada. A canção ficou entre as 10 principais músicas do Spotify listadas nos perfis do Tinder.

#8. Os emojis 🚩(bandeira vermelha) e 🌫️ (gaslighting) em alta por um bom motivo - Relacionamentos tóxicos não são novidade, mas os jovens solteiros estão mais informados sobre o que fazer e não fazer na hora de se relacionar. Do total de jovens entrevistados, 66% disseram estar confiantes que poderiam identificar uma bandeira verde ou vermelha ao namorar. Em 2022, os solteiros estão mostrando o que consideram bandeiras vermelhas e verdes. Com isso, os radares de boy lixo melhoraram. Os membros do Tinder podem conferir a Central de Segurança para saber mais sobre namoros saudáveis e seguros.

#9. Viagens e milhas acumuladas – Depois de dois anos de pandemia, os usuários puderam voltar a explorar novos horizontes. Jovens de 18 a 25 anos usaram a função Passaporte em média 9 vezes por mês com os principais destinos da função. Os brasileiros adoraram ficar entre cidades locais e os EUA, mudando suas localizações para destinos como São Paulo, Rio de Janeiro, Nova York, Curitiba e Los Angeles.

#10. Triplo mercúrio retrógrado? Os solteiros buscaram orientação nas estrelas – Os signos do zodíaco foram o tipo de descrição mais popular adicionada às bios, atrás apenas de “fumante” ou “não fumante”, “animais de estimação” e tipo de alimentação. Leão, Escorpião e Câncer foram os signos com maior probabilidade de incluir seu signo nas bios.

Os 10 interesses que cresceram mais rápido no Tinder em 2022:

1. Tênis
2. Sushi
3. Criança dos Anos 90
4. Animê
5. Acampar
6. Churrasco
7. Experimentando Coisas Novas
8. Comida de Rua
9. Futebol
10. Viagens de Carro

Top 10 atividades favoritas dos brasileiros no Tinder
1. Praia
2. Cinema
3. Café
4. Vinho
5. Cozinhar
6. Rolê
7. Balada
8. Litrão
9. Parque
10. Show

Os 10 programas de TV mais citados em bios (Brasil):
1. Friends
2. BBB
3. How I Met Your Mother
4. Stranger Things
5. Heartstopper
6. Euphoria
7. Game of Thrones
8. House of The Dragon
9. Pantanal
10. Sandman

As 10 personalidades mais citadas em bios (Brasil):
1. Bolsonaro
2. Lula
3. Virgínia
4. Casimiro
5. Neymar
6. Rainha Elizabeth
7. Harry Styles
8. Coldplay
9. Anitta
10. Dua Lipa

Os 10 esportes mais citados em bios (Brasil):
1. Futebol
2. Corrida
3. Skate
4. Pedalar
5. Crossfit
6. Yoga
7. Natação
8. Boxe
9. Vôlei
10. Pilates

Os 10 times de futebol mais populares:
1. Flamengo
2. Corinthians
3. Bahia
4. Palmeiras
5. Santos
6. São Paulo
7. Fluminense
8. Grêmio
9. Atlético Mineiro
10. Atlético Paranaense

Year in Swipe

/