Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Folha de S.Paulo dispensa Janio de Freitas, Duvivier e cia.
O jornalista Janio de Freitas e o humorista Gregório Duvivier foram dispensados do jornal Folha de S.Paulo. Cada um deles mantinha uma coluna no veículo.
O primeiro, que tem 90 anos de idade, trabalhava há mais de quatro décadas para o título, e o segundo, há nove anos.
Em suas redes sociais, Duvivier comentou: “Fui dispensado. Foi um prazer escrever lá por nove anos. Agradeço sobretudo aos leitores. Tomara que a gente se encontre em outro lugar”.
Jornalistas como José Trajano e Bob Fernandes questionaram as demissões nas redes sociais.
"Jânio de Freitas, aos 90 anos, nosso colunista maior, depois de quatro décadas nos brindando com sua inteligência, coragem e sabedoria, é dispensado pela Folha. Assim como @gduvivier. Luto na imprensa brasileira", lamentou Trajano.
"90 anos, 42 anos de Folha de S.Paulo. O mais brilhante, melhor jornalista político do Brasil (redução, eu sei, pq muito além da política, mas só pra situar), o imprescindível Janio de Freitas foi demitido hoje pela Folha. Qual o motivo?", perguntou Fernandes em sua conta no Twitter.
O jornal dispensou ainda a jornalista Sylvia Colombo, que construiu toda sua carreira na redação deste diário, foi editora da Ilustrada e atualmente era correspondente em Buenos Aires. Foram demitidos também nomes como o repórter especial Ricardo Baltahzar, a colunista Marilene Felinto, e a editora de arte Thea Severino.
Em 2018, Otavio Frias Filho, o Otavinho, herdeiro do jornal e diretor de redação, faleceu, aos 61 anos. Desde sua morte, há quatro anos, a “Folha de S. Paulo” é dirigida por seu irmão, Luiz Frias. Sérgio Dávila é o atual diretor de redação.
A reportagem do Clubeonline está tentando contato com a Folha de S.Paulo e a matéria será atualizada se obtivermos resposta.