arrow_backVoltar

Na Europa

Telecoms criam joint-venture para publicidade digital

11.01.23

Quatro gigantes das telecomunicações na Europa – Deutsche Telekom, Orange, Telefónica e Vodafone – apresentaram à Comissão Europeia um comunicado de formação de joint-venture para a criação de uma plataforma de publicidade digital única e orientada para a privacidade. O documento foi homologado no dia 06 de janeiro e há a expectativa de que o acordo seja avaliado até 10 de fevereiro.

De acordo com a notificação encaminhada ao órgão antitruste da União Europeia, as empresas pretendem desenvolver uma solução de identificação digital que dê apoio às atividades de publicidade e marketing online de marcas e publishers. As ações da joint-venture estão divididas igualmente entre as partes, bem como o controle do futuro negócio.

A plataforma irá operar com consentimento explícito do usuário dado a uma marca ou publisher (numa base opt-in) e irá gerar um token seguro, criptografado e sem que qualquer dado pessoal seja identificado, diz o documento. Ele estará vinculado à assinatura de rede do usuário, que será fornecida pelas operadoras. O token terá duração de 90 dias.

Segundo as telecoms, os usuários terão acesso a uma interface amigável. Na plataforma, eles poderão revisar para quais marcas e publishers deram consentimento e mudar esse quadro, se quiserem.

Com a plataforma, as operadoras planejam competir mais fortemente com as gigantes de tecnologia no negócio da publicidade digital. A iniciativa unindo as quatro telecoms começou a ser elaborada no ano passado. De acordo com a Adweek, a tecnologia da plataforma foi desenvolvida pela Vodafone, que procurou a Deutsche Telekom para atuarem na expansão da rede. Foram feitos testes com anunciantes alemães para avaliar a experiência do usuário.

A Deutsche Telekom, que tem sede em Bonn (Alemanha), está presente em mais de 50 países, principalmente na Europa. Atua também nos Estados Unidos. Já a francesa Orange tem atividades em 27 nações.

A Telefónica, cuja sede fica em Madri, além de atuar na Europa, tem presença na América do Sul. Opera com várias marcas como Movistar, Virgin Media, O2 e Vivo, representando serviços móveis, fixos, internet e televisão. A Vodafone, sediada em Londres, tem operações em 21 países, predominantemente na Europa e África, atuando principalmente no fornecimento de serviços de telecomunicações móveis e fixas, incluindo acesso à internet de banda larga e TV.

Na Europa

/