Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Criadores do Instagram apostam em app de notícias com IA
Consumo de notícias facilitado pela IA é a proposta dos fundadores do Instagram Kevin Systrom e Mike Krieger. Fora da Meta desde 2018, a dupla está desenvolvendo um aplicativo com cara de rede social, mas orientado para o noticiário. É o Artifact News, nome que remete a “articles” (artigos), “facts” (fatos) e inteligência artificial.
A ferramenta está em fase beta e não está aberta ao público, exceto para quem se cadastrar para testar a solução e entrar numa lista de espera. Alguém poderá se perguntar se o app é mais um agregador de notícias. A resposta mais simples para esclarecer a dúvida é: pense num TikTok de texto. Ou seja, ele se organiza mesmo como se fosse uma rede social.
O Artifact tem um feed de notícias selecionadas de veículos como o veterano The New York Times a blogs de menor escala com temáticas nichadas. O usuário escolhe um artigo e, a partir daí, a IA entra em ação para sugerir futuras reportagens, colunas e até comentários de leitores.
Os criadores do aplicativo estão selecionando veículos à direita e à esquerda, para oferecer opções aos usuários. Mas o Artifact irá remover postagens individuais que propaguem dados errôneos ou desinformação. Além disso, o app deverá avaliar quanto tempo as pessoas passam lendo determinados artigos, dando mais valor à qualidade do conteúdo, em vez de favorecer reportagens que funcionem apenas como caça-cliques.
A dupla já tinha se aventurado em outros projetos, como o site Rt.live, para rastrear o avanço da covid-2019. Depois disso, segundo o site The Verge, Systrom tinha se decidido a só voltar a abrir outra empresa se a iniciativa envolvesse três pontos fundamentais: ser uma nova onda de tecnologia de consumo em que a dupla pudesse investir, ser algo conectado à tecnologia social, e ser um produto para resolver um problema.
Quem está experimentando o app testa hoje dois recursos nos quais Systrom aposta suas fichas. Uma das funções é a exibição, no feed, de notícias destacadas pelos usuários seguidos (como em qualquer rede social, é possível seguir alguém). Nesse caso, a ferramenta permite ler os comentários dessas pessoas a respeito do conteúdo. A outra função em análise é um inbox para que os posts sejam discutidos de forma privada com os amigos.
Enquanto o Artifact está na fase beta, uma dúvida que surge é se as recomendações de notícias feitas pela máquina repetirão o sucesso das recomendações de vídeos feitas pelos algoritmos do TikTok. No Japão, um app chamado SmartNews, também baseado em IA, viu sua base de usuários cair a tal ponto que a empresa demitiu 40% de seus funcionários no início de janeiro. Para saber se a nova ferramenta vai pegar, será necessário esperar que ela esteja disponível para todos. Quem quiser entrar na lista de espera para testar a aplicação, basta clicar aqui .