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Disney conecta histórias reais a valores da empresa
Com base nos pilares de diversidade, equidade e inclusão, a The Walt Disney Company Brasil lança o projeto “Vozes da Diversidade”, que reúne dez histórias reais de pessoas com trajetórias inspiradoras que se conectam aos valores da companhia. São dez filmes com pouco mais de 1 minuto que mostram como os participantes da ação se ligam a personagens e conteúdos gerados e distribuídos pela gigante do entretenimento.
Os depoimentos estão disponíveis a partir desta quinta-feira, 02, no canal do Disney+ Brasil no YouTube e no site disney.com.br/vozesdadiversidade. Os vídeos apresentam relatos de homens e mulheres – e até de uma criança – que enfrentam ou já enfrentaram alguma experiência negativa por serem como são. Entre os entrevistados estão pessoas com deficiência, negras, LGBTQIA+, neurodivergentes. O ponto importante é que elas também conseguiram superar situações e se sentiram empoderadas. O mote é “Histórias que transformam histórias”.
“Storytelling não é somente o nosso negócio, mas também o nosso superpoder. A todo momento incentivamos os fãs a acreditarem em seus potenciais e inspiramos ações positivas para a sociedade”, afirmou Claudia Neufeld, vice-presidente de marketing na The Walt Disney Company (TWDC) Brasil.
As dez histórias selecionadas são de Rafael Alves Soares Santana de Assis, Sarah Santos de Jesus, Breno Souza Gomes, Diogo Calotto Urbano, Valter Sousa Rege, Victorya Souza Barbosa, Helena Lopes, Juliana Morbi de Andrade, Victoria Hope e Manu Araújo Marques. Eles têm ligação sensível e emocionante com os personagens Elsa (“Frozen”), Nemo (“Procurando Nemo”), Gênio (“Aladdin”), Darth Vader (“Star Wars”), Pantera Negra (“Pantera Negra”), Tiana (“A Princesa e o Sapo”), Cruella (“Cruella”), Makkari (“Eternos”), Deadpool (“Deadpool”) e Mirabel (“Encanto”), respectivamente. Isso demonstra que mesmos os vilões de desenhos e filmes da Disney – e de suas marcas – podem transmitir conceitos positivos.
Para Claudia, os depoimentos mostram como as participantes da campanha são pessoas corajosas por exporem situações que enfrentaram. Segundo a executiva, a companhia também é corajosa. Há muita gente que se emociona com atitudes como a escolha de uma atriz negra para fazer a nova versão da “Pequena Sereia”. Por outro lado, as redes sociais revelam que ainda existe enorme preconceito.
Criada e desenvolvida localmente, a iniciativa contou com as parcerias da agência New Vegas, que ajudou na idealização do projeto e na curadoria do conteúdo, e da produtora Broders, que se encarregou dos roteiros, da direção e da produção dos filmes.
Vale dizer que o projeto terá espaço, inclusive, na TV Globo. Três das pessoas que fazem parte da campanha estarão no programa “Altas Horas” deste sábado, 04.
Além do YouTube e do site do projeto, os vídeos vão aparecer nos perfis das franquias da Disney no Instagram (@disneystudiosbr, @disneyprincesabr, @marvelbrasil e @starwarsbr). Posteriormente, serão publicados no perfil do Disney+ na mesma plataforma (@disneyplusbr). A ação será veiculada em todos os canais de pay TV e Rádio Disney.
Em busca de histórias
Rita Oliveira, head de Diversidade, Equidade & Inclusão da TWDC Brasil, revelou que, para que o “Vozes da Diversidade” tivesse autenticidade, foi contratado um “caçador de histórias” porque era fundamental encontrar pessoas que efetivamente pudessem falar de suas experiências e evidenciar o poder transformador da representatividade na sociedade. Ela explicou que, com esse trabalho, a empresa recebeu centenas de relatos verídicos e que se interligavam com alguma história ou personagem da Disney.
Mariana Marcondes, sênior manager de integrated marketing na TWDC Brasil, contou que todo o projeto, entre os esboços iniciais e sua realização, levou quase dois anos para ficar pronto. Primeiro, a Disney procurou algumas agências para conversarem sobre a iniciativa. Segundo Mariana, a New Vegas apresentou a proposta que mais se conectou ao que tinham idealizado.
Depois, houve o cuidadoso trabalho de buscar depoimentos e fazer a seleção final das histórias. “Antes de ter uma data fixa para lançamento, queríamos ter qualidade”, salientou a vice-presidente de marketing.
Dentro de casa
“Vozes da Diversidade” não é uma campanha isolada. O projeto faz parte do compromisso da companhia com os pilares de DE&I. Ele é lançado já com a ideia de expandir a pauta para tudo o que a companhia faz.
“A Disney está em um momento em que o assunto diversidade está cada vez mais posicionado no centro da nossa estratégia. Isso é sempre refletido nas nossas iniciativas, conteúdos, experiências e ações de marketing”, observou Claudia.
O site do projeto receberá futuramente outros conteúdos. “A intenção é que ele seja um hub com iniciativas para nossa audiência e para outros projetos dentro da empresa”, completou Rita. “É um movimento 360. Mostra nosso comprometimento”.
Exportação
Embora tenha nascido na operação brasileira, o “Vozes da Diversidade” foi apresentado para outros escritórios na América Latina. A Disney do México decidiu fazer o mesmo esforço, lançando seis episódios no mesmo momento em que a campanha estreia por aqui.
Confira os filmes da campanha nesta playlist no YouTube e abaixo duas das histórias do projeto e mais os bastidores do projeto.