Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Ridley Scott e Samsung lançam curta feito com um Galaxy S23 Ultra
No evento em que apresentou suas mais recentes novidades, o Unpacked, a Samsung exibiu trechos de dois curtas inteiramente filmados com o modelo Galaxy S23 Ultra. Eles foram dirigidos por dois nomes importantes do cinema: Ridley Scott (“Blade Runner”, “Gladiador” e “Casa Gucci”) e o sul-coreano Na Hong-jin, diretor famoso pelos longas de terror “A Medium” e “O Lamento”.
A estratégia de filmar com um smartphone de última geração já é conhecida, sobretudo os feitos com iPhone. Ter um nome do cinema é outro diferencial. Foi o que aconteceu com um comercial de 2021 captado com o iPhone 13 que teve direção de Kathryn Bigelow, em campanha assinada pela TBWA\Media\Arts Lab (reveja aqui).
A Samsung não é novata nessa linha. Mas um cineasta cultuado pelo público sempre chama atenção. No Unpacked, realizado no início deste mês, o diretor teve um depoimento gravado apresentado durante a live da marca no YouTube. O mesmo se passou com Na Hong-jin.
Os filmes, no entanto, ainda não estavam disponíveis. Agora sim. O primeiro a ir para o ar é o de Ridley Scott, “Behold”. A proposta do curta do cineasta americano é mostrar que a beleza está nos olhos de quem vê.
Com roteiro de Luke Scott, filho do cineasta, o curta traz um jovem que é perseguido por um grupo de pessoas. Eles acabam parando em uma garagem abandonada e em ruínas e o rapaz consegue se esconder.
Mas, quando está sozinho, o personagem percebe um cavalo nos escombros, que parece ferido. Ele ajuda o animal a se levantar e começa a cantar “Amazing Grace”, um hino religioso de 1773 e que já foi regravado por diversos artistas. Os dois deixam o lugar e depois surgem em um campo, livres. No final, vem o aviso de que o filme foi feito com o novo Galaxy.
Veja “Behold” mais abaixo.
No depoimento dado no evento, Scott comentou que fazer o curta foi "um desafio muito interessante". A gravação seguiu todo o rito de uma cena filmada para o cinema. A diferença é que não havia o equipamento principal. "O mais assustador é que esse pequeno objeto vai ocupar o lugar de todas as câmeras grandes".
O outro curta, “Faith”, ainda não está liberado. Mas há um behind the scenes que mostra um pouco do que se trata. Segundo Na Hong-jin, seu foco esteve em abordar como os valores pessoais podem ser muito diferentes entre os indivíduos. Seu filme é repleto de contrastes entre cores, luzes e sombras, o que destaca um dos recursos do celular da Samsung, Nightography.
Na Hong-jin comentou, no vídeo exibido no Unpacked, que fazer um filme com um smartphone pode parecer simples no começo. “Mas precisávamos nos perguntar, como isso muda nosso processo de produção?". Enquanto o curta do diretor sul-coreano não é disponibilizado, vale conferir o behind the scenes (abaixo).