Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Pela 7ª vez, Messi é melhor jogador do planeta
O argentino Lionel Messi foi escolhido como o melhor jogador do planeta em 2022, pela sétima vez em sua carreira. Ele recebeu o troféu na cerimônia do The Best, premiação da Fifa que traz os destaques do futebol mundial e que este ano foi realizada em Salle Pleyel, em Paris, na França.
Messi superou os franceses Karim Benzema e Kylian Mbappé, finalistas na categoria.
Aos 35 anos, o argentino é o jogador mais velho a ser eleito pela Fifa como o melhor do mundo e, além de ter sido escolhido pela sua atuação em 2022, ele já havia vencido em 2019, 2015, 2012, 2011, 2010 e 2009.
Cristiano Ronaldo levou o título cinco vezes. Zidane e Ronaldo Fenômeno conquistaram o prêmio três vezes cada. Já Ronaldinho Gaúcho e Lewandowski foram duas vezes considerados melhores do mundo cada.
Por conta da Copa do Mundo de 2022, no Catar, a Fifa mudou este ano o período de avaliação para o The Best: de agosto de 2021 até dezembro de 2022. Durante esses meses, Messi disputou 74 jogos pelo PSG, com 45 gols marcados. Na Copa, fez sete gols, dois deles na decisão contra a França.
Único representante do Brasil no The Best, Richarlison concorria ao Prêmio Puskás, como "gol mais bonito do ano", mas não levou o troféu. A Fifa escolheu o jogador amputado polonês Marcin Oleksy, com gol no Campeonato Polonês de amputados, em partida entre o Warta Poznan, clube no qual joga, e Stal Rzeszow. O troféu foi entregue pelo ex-jogador italiano Del Piero.
Richarlison concorria com voleio marcado pela seleção brasileira, em jogo contra a Sérvia, na Copa do Mundo do Catar. O francês Dimitri Payet, do Olympique de Marselha, também estava na disputa na categoria.