Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Plataforma indica campanhas que se destacaram no Brasil
A publicidade nos serviços de streaming de áudio vem se expandindo. Para celebrar esse crescimento no Brasil, o Spotify selecionou campanhas que se destacaram em sua plataforma em 2022, apresentando o Spotify Advertising Hits. Foram indicadas peças em nove categorias.
"O Brasil sempre foi uma potência criativa no áudio: temos campanhas memoráveis. Queremos resgatar e dar continuidade à essa história explorando as novas possibilidades que o áudio digital apresenta", declarou José Melchert, diretor de vendas do Spotify.
Confira os destaques em cada categoria:
Categoria Campanha criativa de áudio: “Busca no Magalu”, da Ogilvy para Magazine Luiza.
Para reforçar o novo conceito “Busca no Magalu”, a campanha personalizou mensagens para cada ocasião de consumo com spots na plataforma, incluindo dois jingles de funk e samba, com inserções em diferentes contextos de escuta dos usuários.
Categoria Campanha estratégica de áudio: “Consórcios Itaú”, da Galeria para Itaú.
Com o objetivo de comunicar seus consórcios, o Itaú usou spots com mensagens personalizadas para os ouvintes em contextos diferentes em relação ao que normalmente escutam nas playlists.
Categoria Campanha em podcast: “Metaverso”, da AlmapBBDO para Meta.
Com o desafio de lançar o metaverso no Brasil, a Meta patrocinou o podcast “Mano a Mano” com três spots que contaram com as participações dos artistas Ticia, RDD e Murilo Chester. Cada um foi locutor de uma peça.
Categoria Campanha relacionada a momento cultura: “Onix Day”, da Dentsu para Chevrolet.
Para divulgar e distribuir entradas para o Onix Day, uma data extra na programação do Lollapalooza, a Chevrolet utilizou um site integrado à API do Spotify, que permitiu aos usuários conseguir um código para o ingresso online como também receber uma playlist exclusiva com o lineup do festival. Em menos de cinco minutos, foram distribuídos mais de 3 mil ingressos.
Categoria Experiência Digital: “Pride”, da Wunderman Thompson para YouTube Shorts.
O YouTube Shorts promoveu uma experiência digital no Mês do Orgulho LGBTQIAP+: um hotsite integrado à API do Spotify, mostrou aos ouvintes como e quanto consumiam artistas LGBTQIA+ na plataforma. A ação gerou também uma alternativa para o usuário “aumentar o volume” do orgulho, com uma playlist que poderia ir de 0% a 100% de representatividade LGBTQIA+.
Categoria Uso de formato: “Seal Inside”, da Initiative para Pirelli.
A marca investiu em uma campanha no formato de vídeo personalizado para anunciar uma nova tecnologia de pneus, chamada "Seal Inside". Atrelado ao conceito de andar de carro sem interrupções, foi escolhido o formato Sessão Patrocinada, em que o usuário assiste a um vídeo e pode aproveitar 30 minutos de música sem a pausa de anúncios.
Categoria Campanha com utilização de música: “Atura o Baile”, da Africa para Budweiser.
Para amplificar seu patrocínio à Copa do Mundo de 2022, a Budweiser lançou o hit “Atura o Baile” com L7nnon, Mano Brown, Papatinho e Lil Baby. No Spotify, a companhia patrocinou três grandes playlists: Top Brasil, 3º Tempo e Churrasco e Futebol, garantindo presença dentro do contexto do esporte durante o período e a inclusão do hit em mais de oito mil playlists de usuários.
Categoria Campanha multi-formato: “Schweppes RiR”, da Open X para Schweppes.
A Schweppes firmou parceria com o Spotify para estar presente em todos os momentos do Rock in Rio. Por meio de uma análise de gostos musicais na plataforma, a marca revelou aos ouvintes que drinques combinavam mais com os usuários. A campanha incluiu spots personalizados para cada dia do festival e a divulgação de receitas que tivessem uma relação especial com o lineup do dia.
Categoria Campanha com áudio imersivo: “Halloween”, da VMLY&R para Universal Pictures.
A campanha propôs divulgar o lançamento do novo filme da franquia “Halloween” construindo uma playlist de tensão para o longa de terror, incluindo diferentes sons que foram aplicados de forma binaural (relativa aos sons que escutamos em oscilações diferentes para cada ouvido, o que é percebido via fones), além de trechos falados diretamente do trailer do filme.