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Cenp-Meios: crescimento de 7,6% em compra de mídia, em 2022
Os investimentos em compra de mídia no Brasil durante o ano de 2022 foram de R$ 21,2 bilhões, segundo indicadores do Cenp-Meios, levantamento feito pelo Cenp (Fórum de Autorregulação Publicitária), realizado com 326 agências.
O resultado se traduz em um aumento de 7,6% em comparação com 2021, quando os valores acumulados registraram R$ 19,7 bilhões - foram analisados, na ocasião, dados de 298 agências (leia aqui).
No primeiro semestre de 2022, o Cenp-Meios indicou que os investimentos em compra de mídia no Brasil cresceram para R$ 8,3 bilhões, um incremento de 12,5% em comparação com o mesmo período de 2021, quando o montante foi de R$ 7,3 bi (leia aqui). Segundo o Cenp, os números do primeiro semestre ainda refletiam a "base mais baixa no período anterior devido aos impactos da pandemia de Covid-19".
“Foi um ano de retomada das atividades econômicas, mas ao mesmo tempo de muitas incertezas provocadas tanto pelas eleições quanto por fatores externos como a Guerra da Ucrânia”, avalia Luiz Lara, presidente do conselho do Cenp. "Mesmo assim, os investimentos publicitários tiveram crescimento acima da inflação", ressalta.
A TV aberta, primeira colocada em participação no bolo publicitário, segue em queda no market share, com 41,7% no ano passado - a participação da mídia em 2021 havia sido de 45,4% e, em 2020, de 51,9%. O meio movimentou um total de R$ 8,86 bilhões em 2022.
Já internet manteve a tendência de crescimento na participação, passando de 33,5% de market share em 2021 para 35,7% no ano passado, movimentando R$ 7,59 bilhões em 2022.
Mídia out of home também incrementou o market share na comparação 2022 x 2021: a participação do meio subiu para 10,2% no ano passado (R$ 2,16 bilhões), versus 8,6% em 2021.
Confira nos quadros acima a participação de cada meio no total do bolo publicitário.