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R$ 21,2 bilhões

Cenp-Meios: crescimento de 7,6% em compra de mídia, em 2022

09.03.23

Os investimentos em compra de mídia no Brasil durante o ano de 2022 foram de R$ 21,2 bilhões, segundo indicadores do Cenp-Meios, levantamento feito pelo Cenp (Fórum de Autorregulação Publicitária), realizado com 326 agências.

O resultado se traduz em um aumento de 7,6% em comparação com 2021, quando os valores acumulados registraram R$ 19,7 bilhões - foram analisados, na ocasião, dados de 298 agências (leia aqui).

No primeiro semestre de 2022, o Cenp-Meios indicou que os investimentos em compra de mídia no Brasil cresceram para R$ 8,3 bilhões, um incremento de 12,5% em comparação com o mesmo período de 2021, quando o montante foi de R$ 7,3 bi (leia aqui). Segundo o Cenp, os números do primeiro semestre ainda refletiam a "base mais baixa no período anterior devido aos impactos da pandemia de Covid-19".

Foi um ano de retomada das atividades econômicas, mas ao mesmo tempo de muitas incertezas provocadas tanto pelas eleições quanto por fatores externos como a Guerra da Ucrânia”, avalia Luiz Lara, presidente do conselho do Cenp. "Mesmo assim, os investimentos publicitários tiveram crescimento acima da inflação", ressalta.

TV aberta, primeira colocada em participação no bolo publicitário, segue em queda no market share, com 41,7% no ano passado - a participação da mídia em 2021 havia sido de 45,4% e, em 2020, de 51,9%. O meio movimentou um total de R$ 8,86 bilhões em 2022.

Já internet manteve a tendência de crescimento na participação, passando de 33,5% de market share em 2021 para 35,7% no ano passado, movimentando R$ 7,59 bilhões em 2022.

Mídia out of home também incrementou o market share na comparação 2022 x 2021: a participação do meio subiu para 10,2% no ano passado (R$ 2,16 bilhões), versus 8,6% em 2021.

Confira nos quadros acima a participação de cada meio no total do bolo publicitário.

R$ 21,2 bilhões

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