Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
MIT revela as tecnologias que estão inovando o mundo agora
O SXSW 2023 é palco para receber os lançamentos de diversos relatórios e pesquisas, com listas de tendências e do que existe de mais inovador atualmente no mundo. Uma das mais tradicionais é a do MIT Technology Review, publicação que há 22 anos faz uma seleção das 10 tecnologias mais disruptivas do momento. A apresentação, que contempla inclusive assuntos não tão positivos assim, foi de Elizabeth Bramson-Boudreau, CEO e publisher do MIT Technology Review.
A cada ano, a equipe de redatores, editores e jornalistas do veículo entrevista líderes, cientistas, acadêmicos e pesquisadores de variados setores ligados à tecnologia e outros campos do conhecimento humano para montar uma lista de inovações que acreditam que “terão poder de permanência e que mudarão o jogo”, como salientou Elizabeth. Ela observou que o objetivo do MIT Technology Review é compartilhar inovações que estão mudando o mundo desde seus primeiros dias. E isso envolve conceitos como inteligência artificial, biogenética e computação quântica.
Essa seleção leva em conta tecnologias que não são necessariamente novas, mas hoje impactam a vida das pessoas a ponto de serem debatidas como devem ser controladas ou regulamentadas. E isso deve ser tratado com grande responsabilidade, alertou Elizabeth. “Há a ideia de que todos os avanços tecnológicos são bons, mas isso não é verdadeiro, como podia soar uma década atrás”, reforçou. Ou seja, algumas das escolhas do time do MIT representam também desafios para a humanidade.
Aqui estão as dez tecnologias:
1. CRISPR for high cholesterol – Na última década, a ferramenta de edição genética CRISPR evoluiu rapidamente do laboratório para a clínica. Ela começou a ser aplicada para tratamentos experimentais para problemas genéticos raros e, recentemente, se expandiu para ensaios clínicos para condições mais comuns, incluindo colesterol alto. Novas formas de CRISPR podem levar a ciência ainda mais longe.
2. AI that makes images – Este é o ano dos artistas de IA. Os modelos de software desenvolvidos pelo Google, pela OpenAI e por outras empresa podem gerar obras de arte impressionantes com base em apenas alguns prompts de texto. Basta digitar uma breve descrição de praticamente qualquer coisa e surgirá uma imagem em segundos. Nada voltará a ser o mesmo.
3. A chip design that changes everything – A indústria de chips está passando por uma mudança profunda. Há muito tempo algumas poucas empresas licenciam seus chips, concentrando o mercado. Agora, um standard aberto chamado RISC-V está mudando essa dinâmica, tornando mais fácil para qualquer pessoa criar um chip. Muitas startups estão explorando essas possibilidades.
4. Mass-market military drones – Drones militares já estiveram fora do alcance de algumas nações devido aos custos de produção e aos rígidos controles de exportação desses equipamentos. Mas avanços no desenvolvimento de componentes e na tecnologia de comunicação ajudaram os fabricantes a construir máquinas de guerra complexas a preços muito mais baixos. O turco Bayraktar TB2 e outros equipamentos mais baratos mudaram a natureza da guerra de drones.
5. Abortion pills via telemedicine – O aborto deixou de ser um direito constitucional nos EUA em 2022. Proibições estaduais agora impedem muitas pessoas de acessá-lo. Assim, os profissionais de saúde e as startups recorreram à telemedicina para prescrever e entregar pílulas que permitem que as pessoas induzam abortos com segurança em casa.
6. Organs on demand – Todos os dias, 17 pessoas, em média, morrem nos EUA à espera de um transplante. Elas poderiam ser salvas por um suprimento potencialmente ilimitado de órgãos saudáveis. Cientistas estão modificando geneticamente porcos cujos órgãos podem ser transplantados para humanos. Eles também desenvolvem pulmões por impressão 3D utilizando células do próprio paciente.
7. The inevitable EV – Veículos elétricos estão finalmente se tornando uma opção real. As baterias estão ficando mais baratas e governos estão aprovando regras mais rígidas a respeito de emissões ou estão proibindo totalmente os carros movidos a gasolina. As principais montadoras prometeram ser totalmente elétricas, e consumidores de todos os lugares logo descobrirão que há mais boas razões para comprar um EV do que não ter um.
8. James Webb Space Telescope – As primeiras imagens de lugares distantes no cosmos capturadas pelo mais poderoso telescópio do mundo inspiraram um sentimento coletivo de encantamento e admiração. As descobertas virão quase tão rapidamente quanto os cientistas poderão analisar os dados que agora estão chegando. É o começo de uma nova era da astronomia.
9. Ancient DNA analysis – As ferramentas de sequenciamento genético nos permitem hoje ler cadeias muito antigas do DNA humano. Estudar vestígios de seres humanos que viveram há muito tempo revela muito sobre quem somos e por que o mundo moderno tem a atual aparência. Esse tipo de análise também ajuda cientistas a entenderem a vida das pessoas comuns que viveram em tempos muito antigos – e não apenas daquelas que podiam pagar por enterros elaborados.
10. Battery recycling – Reciclagem é algo vital para evitar que as crescentes montanhas de baterias e pilhas descartadas hoje acabem em aterros sanitários. Isso também pode fornecer uma fonte de metais extremamente necessária para alimentar os carros elétricos de amanhã. Empresas estão construindo instalações que vão recuperar lítio, níquel e cobalto e vão devolver esses metais aos fabricantes de baterias, ajudando a reduzir custos.
Bônus: 11. Hydrogen planes, que usam tanques criogênicos para voos de emissão zero (foi a mais votada pelo público, em enquete aberta pela publicação, em uma lista que incluía “Quantum-ready cryptography”, “Exascale computing”, e “Super apps”).
Confira mais detalhes aqui.
A cobertura do SXSW 2023 pelo Clubeonline tem patrocínio de Audaz, Brunch – Influência de Verdade, Ça Va, Modernista Creative Producers e Vandalo.