arrow_backVoltar

Crescimento de 7%

Publicidade digital movimenta R$ 32,4 bi em 2022

10.04.23

O investimento em publicidade digital alcançou a marca de R$ 32,4 bilhões em 2022, um incremento de 7% em comparação com 2021, segundo o Digital AdSpend 2022, realizado pelo IAB Brasil em parceria com a Kantar Ibope Media.

Na primeira metade de 2022, o investimento em publicidade digital aumentou 12%. Já entre outubro, novembro e dezembro, houve uma retração de 5% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Apesar da alta expectativa que o mercado tinha para um último trimestre único como o de 2022 – em que se adicionou à sazonalidade da época (Black Friday e Natal) um evento mundial como a Copa do Mundo –, a sobreposição destes eventos com eleições e um cenário econômico global desafiador impactou o investimento no setor”, avalia Cris Camargo, CEO do IAB Brasil.

"Ainda assim, o último trimestre do ano passado foi o maior em volume de investimentos quando comparado aos outros períodos trimestrais de 2022, como acontece todos os anos", esclarece a executiva.

O Digital AdSpend também aponta que as agências foram responsáveis pela transação de 67% do investimento em publicidade digital em 2022 e 33% dos investimentos foram transacionados de forma direta.

O investimento das agências registrou crescimento de 12% em comparação com 2021. O investimento direto permaneceu estável (aumento de 1%).

Setores de comércio, serviços e financeiro foram os que mais investiram em publicidade digital em 2022, tendo sido responsáveis por 54% do investimento total.

O setor de higiene e beleza foi o que mais aumentou investimentos no digital em 2022, um incremento de 85% em relação ao ano anterior. Os setores de beleza, automotivo e vestuário foram os que tiveram maior aumento no número de empresas anunciantes em publicidade digital (crescimento de 27%, 25% e 22%, respectivamente).

O estudo completo Digital AdSpend 2022 estará disponível na íntegra, em breve, aqui.

Crescimento de 7%

/