arrow_backVoltar

Scrolling Therapy

App permite controle de redes sociais com uso de expressões faciais

27.04.23

A farmacêutica Eurofarma e a Dentsu Creative acabam de lançar o aplicativo "Scrolling Therapy", ferramenta experimental alimentada por inteligência artificial, que permite a pacientes com doença de Parkinson controlar seu envolvimento nas redes sociais usando expressões faciais.

Com o objetivo de gerar estímulos no rosto e exercitar os músculos desses pacientes, o app, que contou com o apoio da Associação Brasil Parkinson em seu desenvolvimento, é integrado às redes sociais Facebook e Instagram e incentiva pessoas que têm a doença a navegar pelo feed apenas usando expressões faciais, como sorrisos, movimentos de boca, nariz, testa, sobrancelhas, entre outros.

A equipe da Dentsu Creative liderou a ideia, reunindo-se em torno do desenvolvimento em apoio ao colega Sebastián Porta, Offshore Services Director do escritório da agência na Argentina e que é paciente com a doença, e que manifestou a necessidade de fazer algo para ajudar a  comunidade do Parkinson.

"É muito difícil sentar-se em frente a um espelho por 45 minutos por dia e ver suas expressões faciais mudando diante de seus olhos. Viver com a doença já é difícil o suficiente sem literalmente enfrentá-la no espelho todos os dias. Foi por isso que me senti muito motivado a propor uma tecnologia que pudesse apoiar todos os pacientes por meio de uma atividade divertida, que é navegar nas redes sociais", comenta Porta.

A Eurofarma sempre foi especializada em distúrbios do Sistema Nervoso Central e, com esta nova parceria, estamos buscando ir além, com opções que podem apoiar os pacientes com Parkinson”, comenta Marco Billi, vice-presidente de Empreendedorismo e Digital da Eurofarma.

A ferramenta está disponível gratuitamente, em inglês, português e espanhol, no Google Play (aqui) e, segundo a marca, em breve também na App Store.

A criação do aplicativo uniu esforços e colaboração das equipes da Dentsu Creative na Argentina, Brasil e EUA, com especialistas da Eurofarma e da Dentsu Health.

"Esta inovação foi idealizada na Argentina, desenvolvida nos EUA e executada no Brasil, um esforço global de especialistas, médicos, criativos e desenvolvedores, unidos por meio de geografias e idiomas para oferecer esta aplicação tecnológica inovadora", defende o brasileiro Rafael Rizuto, chief creative officer, US e Hispanic LATAM, Dentsu Creative.

Após baixar o aplicativo em um dispositivo móvel, um tutorial será carregado e o usuário precisa abri-lo na tela para integração automática com o Facebook e Instagram. Ao acessar uma das redes sociais, a ferramenta já estará em funcionamento. Quando o usuário começa a navegar no feed, existem cinco gestos faciais estabelecidos na plataforma que executarão comandos na tela.

À medida que o paciente progride com os exercícios, mensagens aparecerão na tela indicando o sucesso na execução das expressões. Quando forem completados 45 minutos de atividade, o objetivo diário será alcançado.

Abaixo, espie o vídeo que apresenta a ferramenta.

Ficha Técnica:

Dentsu Creative Creative:
● Global Chief Creative Officer: Fred Levron
● Chief Creative Officer, DC US and Hispanic LATAM: Rafael Rizuto
● Chief Creative Officer, DC Chicago: Pedro Perez
● EVP, Global Creative Lead, dentsu health: Collette Douaihy
● Executive Creative Director, DC Argentina: Agustín Alba

● Executive Creative Director, DC Argentina: Gastón Cánaves
● Executive Creative Director, dentsu health: Eduardo Tavares
● Executive Creative Director, DC Argentina: Matías Martty
● Group Creative Director, DC US: Andres Arlia
● Creative Director, DC US: Giovanni Muratori
● Copywriter, Creative Development, DC US: Aron Ramstedt
● Art Director, Creative Development, DC US: Frans Ahlberg
● Creative Team, DC Argentina: Andrés Domínguez
● Creative Team, DC Argentina: Juan Sebastián Laverde
Production/Experience:
● Global Executive Creative Producer: John Bleeden
● Practice Lead, Innovation & XD, DC US: Dave Meeker
● EVP, Integrated Production, DC US: Ed Zazzera
● SVP, Integrated Production, DC US: Stacy Kay
● Executive Producer, Integrated Production, DC US: Maya Tank
● Executive Producer, Integrated Production, DC US: Carly Salaman
● Senior Producer, Integrated Production, DC US: Kelley Varga
● Offshore Services Director, DC Argentina: Sebastian Porta
● VP, Business Management, DC US: Linda Ferrara
● Business Manager, Business Affairs, DC US: Jeff Steele
● Operations Director, DWS Brazil: Thiago Winkler
● Interactive Architect, DWS Brazil: Victoria Aiello
● Lead UX/UI Designer, DWS Brazil: Aline Waldendorff
● Senior Designer, Experience Design DC US: Thomas Jackson
● Senior Designer, Visual Design DC US: Cassandry Sholy
● Lead Mobile Developer, DWS Brazil: Caio Ramos
● Lead Front End Developer, DWS Brazil: Lucas Colombo
● Product Manager, DWS Brazil: Ketlin Marques
● Project Manager, DWS Brazil: Andreia Mello
● Program Director, DWS Brazil: Aline Bof
Account:
● CEO, dentsu Americas and Chief Global Client Officer, dentsu: Jacki Kelley
● CEO, Dentsu Creative US: Paulo Fogaça
● CEO, Dentsu LATAM: Juan Pedro McCormack
● CEO, Dentsu Creative LATAM: Philippe Seignol
● CEO Dentsu Argentina & Chile: Leandro Zumárraga
● President, East Region, Dentsu Creative US: Abbey Klaassen
● Managing Director, Dentsu Creative Argentina & Chile: Martín Seijas
● Managing Director, dentsu Brazil: Tiago Vargas
● Business Director, Executive Team, Dentsu Creative US: Jane Wang
● Senior Director, Client Leadership, Dentsu Creative US: Katie Coe
● Account Director, Dentsu Creative US: Emily Uline

● Account Supervisor, Dentsu Creative US: Matt McManus
Strategy/PR:
● EVP, Public Relations, Dentsu Creative US: Stacey Kerans
● VP, Communications Strategy, Dentsu Creative US: Maura Hagerty
● Director of Communications, dentsu Brazil: Karina Okabatake
● Director, Public Relations, Dentsu Creative US: Greta Gustafson
● Corporate Comms Coordinator, Dentsu Creative Argentina: Victoria Nicolini
● Creative Strategist, Global: Ananya Rao
Operations/Project Management:
● Group SVP, Client Operations & Delivery, Dentsu Creative US: Melissa Kegan
● Director, Project Management, Dentsu Creative US: Richard Callaghan
● Product Specialist, dentsu Brazil: Jamile Luara Netto de Proença

Friends and Family / The Youth
Film Production:
● Executive Producer: Carolina Cherobim, Eduardo Lubiazi and Jed Herold
● Director: Bueno

Cutters Studios
Editorial:
● Executive Producer: Heather Richardson
● Producer: Natalie Stone
● Editor: Magdalena Hernandez
● Assistant Editor: Sam Kelly

Flavor
VFX:
● Managing Director: Neal Cohen
● Executive Creative Director: Brian McCauley
● Executive Producer: Kate Smith
● Flame Artist: Chris Elliott, Ryan Esboldt
● GFX Artist: Marly Koven, Adam Kohr

CANJA Audio Culture
Music and Sound:
● Account Manager / Executive Producer: Nessa Mafra

● Project Management: Ana Flor Bohrer, Flavia Medeiros, Matheus Peres
● Music Direction: Eduardo Karas, Filipe Resende, Lucas Sfair
● Music Supervision: Bruno Vieira Brixel, Leonardo Lima
● Composer: Diego Zorrilla
● Sound Design: Nando de Castro
● Audio Production: Nando de Castro

Scrolling Therapy

/