Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Apesar de esforços, Terra e Paixão decepciona na estreia
Apesar de todos os esforços da Rede Globo, apesar de ter Tony Ramos, Gloria Pires, Tatá Werneck e Cauã Reymond no elenco, apesar de ser escrita por Walcyr Carrasco, apesar do tema ser rural e trazer a canção Sinônimos, de Chitãozinho e Xororó na abertura, com a participação de Ana Castela, dentre outros trunfos, "Terra e Paixão" não conseguiu reverter o estrago feito por Travessia, que espantou para bem longe a audiência reconquistada com Pantanal, e estreou com apenas 24,2 pontos na Grande São Paulo, segundo dados preliminares mensurados pela Kantar Ibope Media.
Cada ponto na Grande São Paulo equivale a 206.674 telespectadores na região.
Este é o menor patamar já registrado por uma novela das nove da Globo, desde 1991, quando o Ibope iniciou a medição de audiência pelo people meter, aparelho que serve como base para pesquisas de audiência em tempo real, no Brasil. Mas há quem diga que é o pior desempenho de início de novela desde 1969, quando foi exibida a novela Rosa Rebelde.
Mas, obviamente, a audiência pode ser recuperada pouco a pouco, se a trama de fato entregar o que se espera dela: emoção e entretenimento.
Vale notar que a estreia concorreu com uma partida entre Corinthians e Fortaleza, exibida com exclusividade pela TV por assinatura.