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Mizuno quer superar resultados de 2022, seu melhor ano no Brasil
No guarda-chuva da Vulcabras desde 2021, após 25 anos no controle da Alpargatas, a Mizuno enfrenta o desafio do crescimento fazendo uma forte aposta na conexão com a comunidade de corredores. Isso significa oferecer mais experiências para o consumidor e um maior investimento em influenciadores deste universo.
A companhia de origem japonesa celebrou em 2022 o maior faturamento de sua história no Brasil. Embora não revele seus números, a empresa está atrás de nova marca positiva neste ano.
O balanço da Vulcabras, que conta ainda em seu portfólio com Olympikus e Under Armour, aponta que no ano passado o faturamento foi de R$ 2,9 bilhões, um aumento de 32% sobre 2021. Os calçados esportivos puxam em grande parte esse desempenho, com uma participação de 83%. No primeiro trimestre, a receita líquida do grupo subiu 19,6% em comparação ao mesmo período em 2022, chegando a R$ 571 milhões.
No ano passado, uma das conquistas da Mizuno foi poder recuperar um nome que a empresa teve de “abandonar” por muito tempo no Brasil, o Wave Rider. Isso porque já existia no país a marca Rider, do grupo Grendene. Por isso, por longo tempo, o modelo vendido por aqui era chamado de Wave Prorunner. A mudança para a Vulcabras permitiu o resgate do nome original do modelo, que é o mais vendido da Mizuno no mundo (leia mais aqui).
Para poder superar os resultados de 2022 – que teve como destaque o lançamento do Wave Rider 26 –, a Mizuno coloca suas fichas na oferta de modelos de alta tecnologia. E, para reforçar isso, a companhia trouxe até especialistas do Japão responsáveis pelo desenvolvimento dos calçados de primeira linha para falar das novidades da marca para uma base de influenciadores que impacta diretamente essa comunidade.
Foi o que a companhia fez recentemente em São Paulo para apresentar a principal aposta deste ano, a linha encabeçada pelo Wave Rebellion Pro – e que conta com o Wave Rebellion Flash e o Wave Rebellion Sonic. A novidade foi lançada como um pack, batizado de “Kakizome”, inspirado na tradicional cerimônia japonesa de mesmo nome, quando os participantes escrevem suas resoluções de ano novo por meio da caligrafia.
Como parte do design desse pack, a linha tem uma escrita em japonês com a mensagem “Personal Best” ou "Recorde Pessoal" em português. A expressão se adequa ao modelo, que é de velocidade.
Cada um dos três modelos tem uma indicação. O Pro é reservado para corredores experientes e que pedem um calçado de tecnologia mais avançada. A geometria do solado desse produto é inspirada nas sapatilhas de atletismo e foi aprimorada para as corridas de rua. Ele conta ainda com uma super espuma (Mizuno Enerzy Lite+) aplicada na parte superior do solado.
O Flash é indicado para treinos de velocidade e provas rápidas de curta distância. Tem amortecimento, firmeza e retorno de energia com a tecnologia Mizuno Enerzy Lite, que vai na parte inferior da entressola. Já o Sonic é para corredores que procuram um tênis para a introdução nos treinos de velocidade ou para quem prefere sentir o pé mais próximo ao solo.
Rogério Barenco, gerente geral da Mizuno no Brasil, fala mais das estratégias da marca neste ano neste papo com o Clubeonline. Confira.
Clubeonline – Qual a grande aposta da Mizuno para 2023?
Rogério Barenco – O grande destaque é o lançamento do Wave Rebellion Pro. Usando sua longa experiência nas pistas (“track and field”), a Mizuno não traz apenas um super shoe com placa de carbono. Ela inova trazendo um tênis com uma geometria totalmente diferente, uma tecnologia que chamamos de “Smooth Speed Assist” e que vai ajudar os atletas a performarem melhor.
Clubeonline – Como a empresa analisa 2023, ante os resultados do primeiro trimestre e as expectativas para o restante do ano?
Barenco – Apesar de um cenário de varejo desafiador, a Mizuno continua crescendo de forma acelerada. Com as inovações que estamos trazendo e aumento do investimento em marketing, esperamos continuar conquistando market share ao longo do ano.
Clubeonline – Quais os principais desafios: fortalecer a conexão com a comunidade de corredores, ampliar os esforços de comunicação para engajar os consumidores ou consolidar as estratégias de marketing desde a parceria com a Vulcabras?
Barenco – Nosso grande desafio agora é nos reconectarmos à comunidade de corrida. Estávamos um pouco distantes e agora estamos voltando com força com todo o pacote de comunicação, patrocínios e experiências.
Clubeonline – Como está o patrocínio de corridas neste ano (internacionalmente, a marca apoia maratonas como as de Osaka, Amsterdã e a Midnight Sun, na Noruega)?
Barenco – Por enquanto, decidimos patrocinar algumas provas mais nichadas como a Indomit (trail) e a Insane Runners Experience. Mas estamos avaliando patrocinar ou organizar grandes provas, como fizemos no passado.
Clubeonline – Vocês anunciaram que terão ainda neste ano o Mizuno Running Experience e ativações. No que ele consiste?
Barenco - O Mizuno Rex é um espaço que nos permite nos conectar e estar próximos dos corredores. Ele será novamente instalado na USP, o maior “running point” do Brasil. Neste espaço, além de oferecer serviços relevantes para os corredores como nutrição e massagem, os corredores poderão pegar emprestado nossos tênis para testá-los na rua e se encantar com eles.
Clubeonline – Que planos vocês têm na área de publicidade?
Barenco - Decidimos não trabalhar com uma agência fixa. Temos feito trabalhos pontuais com algumas agências. Mas esse é um ponto que estamos constantemente reavaliando.