arrow_backVoltar

Me chame pelo meu nome

Amstel retoma ação para pessoas transgênero

02.06.23

A Amstel retoma uma ação que fez sucesso na Feira Cultural da Diversidade LGBT+ no ano passado: Me Chame Pelo Meu Nome. Ela facilita o processo de retificação de nome para pessoas transgênero. O serviço gratuito e custeado pela marca estará disponível durante a 22ª Feira Cultural da Diversidade LGBT+, que compõe o calendário de eventos da Associação da Parada do Orgulho LGBT em junho.

Por meio dessa iniciativa, a Amstel busca incentivar as pessoas a serem quem quiserem ser também nos documentos oficiais. A embaixadora do projeto em 2023 é a empresária e cantora Raquel Virginia. Ela é a primeira mulher trans a receber duas indicações ao Grammy Latino. Raquel ainda não teve seu nome retificado e será a primeira a participar do processo neste ano.

Segundo Vanessa Brandão, diretora de marketing das cervejas mainstream do Grupo Heineken no Brasil, em 2022 foi a primeira vez que um cartório foi às ruas do centro de São Paulo para facilitar o acesso à retificação de nomes para pessoas transgênero. “Devido à alta procura e relevância da iniciativa, este ano decidimos retomar e ampliar o serviço em parceria com a Poupatrans”, contou.

Também será feito um trabalho de acolhimento social durante a feira. É um atendimento para aqueles que querem tirar dúvidas antes de decidir pela retificação de nome. Essas pessoas serão ouvidas por uma equipe preparada pela Poupatrans formada por gente que já viveu esse processo.

Quem tiver interesse em participar pode realizar um pré-cadastro a partir desta sexta-feira, 02, no site da ação. A página informa quais documentos são necessários e explica como funciona o processo.

Os inscritos serão orientados a apresentar os documentos no estande da Amstel na Feira Cultural da Diversidade da Parada LGBT+ no dia 8 de junho (quinta-feira), das 10 horas às 20 horas, no Memorial da América Latina. O serviço oferecido pela marca será limitado e deve impactar 1000 pessoas, somando as retificações.

Festival e Parada

Cerveja oficial da Parada do Orgulho LGBT+ desde 2019, a Amstel é também patrocinadora do Castro Festival, um dos esquentas da Parada, que acontece um dia antes, no sábado 10, no Vale do Anhangabaú. A empresa assina o palco Twin Peaks by Amstel e a Lista Trans do Festival. Essa lista é uma tradição presente em todas as edições da Castro, desde o início de sua história, há sete anos.

Em 2023, a Lista Trans by Amstel viabilizará o acesso gratuito para as primeiras 200 pessoas trans que se inscreverem no formulário compartilhado nas redes sociais do Castro Festival.

Já na Feira Cultural da Diversidade LGBT+, as 400 pessoas que participarem da ação de retificação ganham também um par de ingressos para acompanharem de perto os shows de Marina Sena, Silva, Liniker, Johnny Hooker e Karol Conká, entre outros, que vão se apresentar no festival.

A respeito da 27ª edição da Parada do Orgulho LGBT+, que acontece no domingo 11, na avenida Paulista, a programação ainda será divulgada oficialmente pela organização (a promessa é revelar as atrações na segunda-feira 05). No ano passado, a Amstel esteve presente com o trio elétrico I Am What I Am com shows de Luísa Sonza, Pocah, Aretuzza Lovi, Mateus Carrilho e DJ Heey Cat. Além dos artistas, o elenco que protagonizou a campanha “I Am What I Am” e a mestra de cerimônias Ellen Oléria estiveram no evento.

Me chame pelo meu nome

/