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Samsung conquista GP de Social & Influencer
Uma ação gamificada conferiu à Samsung da Austrália o Grand Prix de Social & Influencer do Cannes Lions 2023. “Flipvertising”, desenvolvido pela Chep Network, de Sidney, tinha o smartphone Galaxy Z Flip 4 no centro da estratégia. No foco, a Geração Z.
Há uma crença no mercado de que essa geração não gosta de publicidade. Mas a presidente do júri, a brasileira Samantha Almeida, diretora de diversidade e inovação em conteúdos da Globo, ressaltou que esses jovens não têm problema com propaganda, exceto se ela for ruim. “Flipvertising” mexe exatamente com a relação entre os GenZ e a publicidade.
A campanha fez com que as pessoas quisessem ser impactadas por anúncios. Tudo para poder ganhar um aparelho da Samsung. Foram veiculados no meio digital filmes divertidos que davam pistas para o público encontrar um prêmio, exatamente o novo aparelho. Para isso, era necessário buscar três termos no Google.
As pistas sobre quais palavras deveriam ser pesquisadas foram divulgadas por meio de canais de mídia social e influenciadores. Os termos que eram investigados pelas pessoas interessadas no celular também abriam uma ampla variedade de conteúdos feitos sobre o modelo.
Pesquisas encomendadas pela marca indicavam que, em relação a novos produtos colocados no mercado, o consumidor é influenciado por pessoas reais que criam conteúdo e análises sobre as novidades.
Toda essa jornada conduzia a uma peça final que levava ao prêmio. A ação durou dez dias e os jovens compartilhavam sua expectativa de ser impactado pelos anúncios com o fim de chegar perto do Flip 4.
“Um Grand Prix precisa desafiar a criatividade. Tem de nos colocar o inesperado e nos servir de inspiração. Essa campanha mostra como é importante envolver pessoas reais na conversa e como precisamos valorizar as ideias loucas”, afirmou Samantha.
A presidente do júri observou que, embora a experiência seja coletiva, ela também compreendia uma jornada muito individual do consumidor. Afinal, os anúncios eram direcionados segundo o perfil de cada “caçador” que partiu em busca do celular. Para Samantha, esse case quebrou o uso tradicional da publicidade digital.
Em sua percepção, a mensagem que vai para o Brasil na área de Social é que é necessário ousar. “Somos um país que faz bem o Social. Nós mexemos a barra. A gente precisa ter mais ideias que provoquem. O recado é que é necessário entendermos mais do comportamento das pessoas”, afirmou.
Na categoria, o Brasil levou um Ouro, uma Prata e cinco Bronzes (confira aqui).
A cobertura do Cannes Lions 2023 pelo Clubeonline tem o patrocínio de Africa Creative, Circo Filmes, Klick Health, Modernista, Unblock Coffee, VMLY&R e Wunderman Thompson.
Leia todas sobre Cannes aqui.