Cannes Lions 2023

GP de Innovation mistura tecnologia e emoção

22.06.23

O júri de Innovation conferiu o Grand Prix para um projeto assinado pela Wunderman Thompson do Peru para a Augmental, empresa de tecnologia de San Francisco focada em equipamentos para ajudar pacientes sem mobilidade ou que monitoram a saúde. O case ganhador é “Mouthpad^”, nome de um dispositivo criado para pessoas que sofrem de severa paralisia.

Ele foi desenvolvido para atender principalmente pessoas com lesão na medula espinhal, que não têm movimentos abaixo do pescoço. Esse é um grupo populacional que representa em torno de 2 milhões de indivíduos somente nos EUA. Como fazer com que interajam com o mundo, hoje amplamente conectado com aparelhos como celular e computador? A resposta está na língua. Introduzido na boca, lembrando um pouco um aparelho dentário, o dispositivo é equipado com sensores que permitem que a pessoa acesse um sistema ligado a outros equipamentos. Para isso, a língua cumpre a função que seria dos dedos. Outros movimentos, como o do maxilar, também viabilizam a interação.

O case, que é também finalista de Titanium, trouxe outro fator para a avaliação dos jurados. Além da tecnologia - que poderia ser lançada ao mundo unicamente pela empresa -, a campanha criada pela WT imprimiu emoção ao projeto. Esse apelo ao lado mais humano fez a diferença.

A ação teve 200 mil impressões orgânicas uma semana após ser apresentado, em abril. Mil aparelhos foram vendidos no pré-lançamento no período de dois dias.

Mouthpad concorreu com o case japonês “Shellmet”, da Koushi Chemical Industry com a TBWA\ Hakuhodo, de Tóquio. Trata-se de um capacete construído com material aproveitado de conchas de ostras, que são descartadas após o consumo do alimento. Esse novo composto, que é utilizado junto com plástico reciclado, serve de base não apenas para capacetes de utilização em laboratórios e construções. Ele está à venda inclusive para acessórios de quem anda de bicicleta.

Escalabilidade conta para Grand Prix, claro, mas, quando um projeto envolve uma causa, isso também conta. Nesse caso, esse foi o ponto extra que levou MouthPad a conquistar o GP”, explicou Rodrigo Almeida, ECD da AlmapBBDO, o jurado brasileiro na categoria.

Ele comemorou o número de finalistas do Brasil em Innovation e ressaltou que o resultado, um Bronze para “Transparency Card”, da AKQA para Congresso em Foco, tem de ser celebrado. O júri tinha estabelecido que seriam distribuídos apenas cinco Leões. Rodrigo batalhou para que houvesse ao menos mais um, o que foi aceito. Essa discussão foi feita antes da atribuição dos metais. Ao final, Innovation definiu, ao todo, o GP, um Ouro, uma Prata e três Bronzes.

A cobertura do Cannes Lions 2023 pelo Clubeonline tem o patrocínio de Africa Creative, Circo FilmesKlick Health, ModernistaUnblock CoffeeVMLY&R Wunderman Thompson.

Leia todas sobre Cannes aqui.

Cannes Lions 2023