arrow_backVoltar

O Espaço é Seu

Cannes 2023: a experiência de quem nunca experimentou antes (Elisa Gerber)

28.06.23

Não posso dizer que nunca sonhei com Cannes. Desde o primeiro contato com publicidade na universidade e no estágio, o Festival Cannes Lions estava lá no imaginário da jovem criativa, mas confesso que, por mais que meu cérebro me levasse ao Palais de vez em quando, eu não esperava viver o que estou vivenciando hoje.

Para começar, vou falar da gente: os brasileiros. Eu já sabia o quão criativos somos, mas me impressionou o quanto estamos presentes aqui. Ouso dizer que é impossível andar uma quadra sem ouvir algum sotaque brasileiro, ou sem ver alguém torcendo pelo outro, em bom PT-BR. Quase me lembra uma Copa do Mundo ou uma Olimpíada, onde parece que todos estão juntos, tentando trazer o maior número de leões brasileiros para casa.

É bom demais presenciar e participar dessas trocas. Me chama atenção, também (e me arrepia), ver a quantidade de brasileiras aqui – mulheres em etapas diferentes da carreira, CEOs conversando com jovens redatoras, todas numa mesma conexão. Pelo que conversei com as que estiveram aqui antes, nem sempre foi assim, e com certeza essa conexão toda, hoje, é resultado da mudança que vem acontecendo no Festival desde o ano passado – com mais diversidade no júri e iniciativas de grupos, como Publicitários Negros. O que obviamente também impacta nos resultados.

Ver cases com propósito e legado claros, com temas sobre igualdade de gênero, inclusão de mais corpos, diversidade e representatividade em geral levando leões, não é só inspirador, mas é um alívio e uma prova de que o Festival está mudando, e nosso mercado também.

Ainda tenho algumas coisas para ver e viver, porém já estou levando na bagagem – não só meu primeiro leão de bronze (sim, isso também aconteceu) – mas novas pessoas, novos propósitos, fé e compromisso nessa nova onda da criatividade.

Elisa Gerber, creative leader da Soko

Leia texto anterior da seção "O Espaço é Seu", aqui.

O Espaço é Seu

/