O Espaço é Seu

Look. It's moving. It's alive! (Fred Siqueira)

28.06.23

Todo ano, a mesma coisa. O que tem de catastrofista-reacionário na Croisette não é brincadeira. "Estamos ferrados!", gritam aos quatro cantos, tremendo nas bases, quando o assunto é AI. "O festival era beem melhor", chora o VP da recém agência "integrada".

Não é de hoje que o Cannes Lions, a Meca da criatividade e da inovação na comunicação, enfrenta céticos que declaram seu declínio, assim como o da propaganda. Com a pandemia, então, ave maria. Mas eles não poderiam estar mais errados. Como o monstro de Frankenstein, o festival pulsa com vigor renovado, alimentado pela criatividade sem limites da publicidade brasileira. It's alive!

Enquanto os céticos, mais uma vez, anunciavam o fim do mundo, os principais profissionais de marketing e mentes criativas se reuniram em Cannes para testemunhar ideias inovadoras que ultrapassam os limites da comunicação. O Brasil, mais uma vez, foi destaque, com campanhas icônicas, somando 92 leões, nesta edição. Essas campanhas exemplificam o triunfo da criatividade e provam que a propaganda brasileira está mais viva que nunca, assim como o festival, cativando nossa imaginação e ampliando os limites da comunicação.

Em meio ao pessimismo, devemos reconhecer que a publicidade está evoluindo, e não em declínio. A revolução digital deu origem a novas plataformas e métodos de contar histórias, oferecendo oportunidades de conexão com o público. Uma história que se repete, mas poucos se dão conta. O Cannes Lions serve como uma bússola para essa evolução, mostrando para onde vai a propaganda na era pós-digital.

Vamos silenciar os pessimistas e abraçar a verdade: o festival prospera, assim como a nossa indústria. Ele celebra a criatividade, a imaginação humana e a capacidade da publicidade de emocionar e inspirar. O Brasil, como sempre, está na vanguarda, com cientistas obcecados que dão vida à criaturas impensáveis, inaugurando uma nova era de criatividade, inovação e excelência.

Neste mundo de constantes mudanças, a publicidade continua sendo uma força poderosa - uma forma de arte que desperta, inspira e nos une. Enquanto existirem sonhadores, visionários e contadores de histórias, a frase "It's alive!" ressoará para sempre, lembrando-nos de que a criatividade não tem limites.

Viva a AKQA Casa! Viva a GUT. Viva o Pitanguy, Meirelles e o Buscapé. Viva a FilmBrazil com o Baixo Augusta que botaram o Palais para sambar.

Vamos celebrar a criatividade brasileira e abraçar as possibilidades que estão por vir. Seja no Brasil ou na França, o mantra continua o mesmo: Look. It's moving. It's alive!

Fred Siqueira, cofundador e CCO da Ampfy

Leia o texto anterior da seção "O Espaço é Seu", aqui.

O Espaço é Seu