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Evento global tem + desdobramentos e ações no Brasil
O Amazon Prime Day é um evento global de descontos e vendas realizado em mais de 25 nações e que traz ofertas especiais durante 48h, começando nesta terça-feira, 11. Mas no Brasil, onde acontece pela quarta vez desde que a empresa desembarcou aqui, ele tem características próprias. Diferentemente do que ocorre em outros mercados, no país é feito um esquenta, que prepara o público para as ofertas.
De fato, o esquenta deste ano deu largada no dia 20 de junho. A Amazon organizou mais ações para marcar a data. Outra novidade desta edição é a realização de live commerce nesta terça e na quarta, entre 19h e 21h, com ofertas exclusivas, feitas para a atração ao vivo.
No ano passado, a companhia já tinha promovido lives, mas sem as promoções criadas especificamente para a festa exibida no YouTube da marca. Por sinal, as apresentações ao vivo do Prime Day 2023 serão transmitidas também no TikTok e nos canais dos influenciadores que participam do evento.
Sucesso em 2022, o Prime Day Estúdio volta a ocorrer. O espaço, em formato de caixa, porém ganhou novo endereço. Ainda se mantém na avenida Paulista, no entanto ele foi montado em frente ao Shopping Cidade São Paulo (no ano passado foi no Shopping Center 3.
A caixa gigante desta edição é formada por painéis de led interativos, que apresentarão o conteúdo das lives e atrações especiais como o podcast Pod Delas. Na edição 2022, a live não tinha o áudio disponível para o público que via da rua. Agora terá. Entre os convidados estão Julio Rocha e Lorelay Fox (que estarão na live desta terça) e Luqueta e Fut Black (na quarta), com participação especial de Duh Marinho nos dois dias.
Durante as lives, a Amazon Brasil terá cupons exclusivos das marcas Oral-B e Colgate, Samsung, Intel, Dell, Epson e Harman, Philips Walita e Stanley. Na transmissão, além da apresentação de produtos em oferta, os criadores irão apresentar os benefícios de ser um membro do programa Prime (que inclui o acesso aos serviços de streaming Prime Video e Prime Music). Nessa data, as adesões crescem de maneira significativa – embora a companhia não revele dados.
Em 2022, a Amazon obteve resultados importantes com o Prime Day: foram feitas 2,1 vezes a mais de vendas em relação ao ano anterior.
Ações massivas
Segundo Lilian Dakessian, diretora de marca e comunicação da Amazon, o investimento em marketing para o Prime Day teve um forte impulso em relação ao ano passado (mais uma vez, números não foram informados). O foco está em ações massivas, para propagar o conceito de Prime. Pela primeira vez, por exemplo, a companhia teve uma ação de branded content na TV aberta, o que indica que o budget está mais robusto.
Na novela “Vai na fé”, da Globo, o personagem Lui Lorenzo, papel de José Loreto, virou influenciador da Amazon. Ele divulgou a data do Prime Day – o que pode ser visto no perfis da Globo nas redes sociais. Além de aparecer na trama, a marca é “carregada” pelo personagem para outros programas da TV, como no “Mais você”, apresentado por Ana Maria Braga, e no “Altas Horas”, de Serginho Groisman.
Lui participará da live do Prime Day. Ele não irá para a avenida Paulista, mas entrará no programa especial da Amazon.
Outra ação da companhia envolveu a Azul, que preparou um voo especial no dia 04 de julho, com uma aeronave envelopada com a identidade visual da Amazon. Os passageiros ouviram um jingle criado para a data, que faz paródia da marchinha “Tá chegando a hora”, e receberam um dispositivo Echo. A estratégia foi parar nas redes.
Agências parceiras
Os projetos desenvolvidos para a data reuniram as agências que trabalham com a marca. A parte criativa fica com a AlmapBBDO. A Rufus responde pela mídia (globalmente, a Amazon tem essa conta na Mediabrands, da qual a Rufus faz parte). E a conta das redes sociais está a cargo da Crispin Porter + Bogusky.
No caso do ao vivo, entra em cena o Dia Estúdio, que tem expertise em live commerce. E quanto aos influenciadores, a Spark se juntou ao time para a elaboração das estratégias focadas no Prime Day 2023.
“Queremos mensagens chegando a um número cada vez maior de brasileiros. Por isso, aumentamos nossos canais com o consumidor e trouxemos formatos diferentes para as ações, como o branded content e a ação com a Azul. Escritórios da Amazon no mundo todo vieram falar conosco sobre o voo”, contou Lilian.
O Clube de Criação informa que o primeiro lote de ingressos para o Festival do Clube está disponível, com desconto imperdível. Os interessados devem adquirir seus ingressos por meio da plataforma Sympla. Ressaltamos que os ingressos são limitados, portanto, recomendamos garantir sua participação o quanto antes, clicando aqui.