Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Amstel cria experiência teatral imersiva em SP
Presente no Brasil desde 2015, a Amstel parte para uma iniciativa inédita dentro de sua estratégia de patrocínios e brand experience. A marca, que apoia diversos festivais de música pelo país, decidiu apostar em um formato novo, que mistura teatro, musical e artes plásticas dentro de uma experiência imersiva. O espetáculo “Autorretrato” foi desenvolvido em quatro meses e será apresentado no espaço Central 1926, em São Paulo, entre os dias 10 e 27 de agosto e terá ingressos gratuitos, disponibilizados a partir do dia 04.
Idealizado e executado pela Agência Atenas, o projeto tem a direção de Felipe Hirsch, um diretor teatral e de cinema que, entre seus mais de 100 prêmios, tem um Grammy pelo espetáculo “Homenagem a Tom Jobim”. O formato de “Autorretrato” – que traz como subtítulo “Um Espetáculo Imersivo Sobre o Eu de Todos Nós” – é inspirado em apresentações em que o público é totalmente imerso na história ao acompanhar distintas performances e cenas, em que as pessoas podem interagir com atores e cantores, se quiserem.
O projeto trata da autorrepresentação e parte das obras do holandês Rembrandt (que tem cerca de 100 autorretratos entre suas pinturas) até os dias atuais, com a proliferação de selfies. O roteiro dialoga com o mito de Narciso e sua paixão por seu reflexo. A ambientação e as diversas expressões artísticas presentes na narrativa convidam o público a refletir sobre si mesmo e a mergulhar em sua essência e representação.
De acordo com a marca, a proposta de “Autorretrato” se conecta aos valores de autenticidade, liberdade, diversidade e respeito que carrega em suas ações e comunicações.
Outro ponto de destaque do projeto é o uso do espaço, um prédio histórico e tombado como patrimônio cultural. Localizado na Praça da Bandeira, o Central 1926 é o nome do espaço que foi construído em 1926 pela Light, concessionária de energia elétrica do Estado naquele tempo. O prédio foi desativado em 2004, mas depois se transformou em um centro cultural, que durante cerca de dez anos ficou conhecido como Red Bull Station. Em maio do ano passado, sob nova direção, ele foi reaberto, após reforma, e rebatizado.
Para o espetáculo patrocinado pela Amstel, serão utilizados três andares do prédio. O espaço conta com um estúdio, que fará parte da apresentação. Serão disponibilizados 250 ingressos por sessão, com três momentos de entrada em cada uma delas. A experiência imersiva completa terá duração aproximada de duas horas.
Hirsch é responsável pela direção geral, pesquisa e dramaturgia. Ele foi convidado a assumir o espetáculo pelo diretor criativo Wado Gonçalves, parceiro da Atenas nesse projeto. No time responsável pela produção estão Diego Ognibeni (diretor criativo), Daniela Thomas (diretora de arte), Felipe Tassara (cenógrafo), Caetano Galindo e Guilherme Gontijo Flores (dramaturgos), Maria Beraldo (diretora musical), Alexandre Herchcovitch (figurinista), Celso Kamura (responsável pelo visagismo), Beto Bruel (design de luz), Tocko Michelazzo e Gabriel Bocutti (design de som) e Gabriel Malo (direção de movimentos).
Segundo Guilherme Bailão, diretor de patrocínio e brand experience do Grupo Heineken, a empresa procura trabalhar com iniciativas proprietárias. Isso porque, desse modo, é possível expressar todos os valores da marca. Anna Luísa Dafico, gerente sênior de marketing da Amstel, reforçou, salientando os pilares da companhia e o ineditismo do projeto. “Esta é uma experiência não-linear, que oferece entretenimento de modo inovador”, disse Anna Luísa.
O briefing apresentado para a Atenas foi desenvolver uma experiência imersiva diferente de tudo que a Amstel tem feito, que pudesse construir marca e que destacasse seus valores. E que também evocasse a cidade onde surgiu a empresa, Amsterdã. “Está cada vez mais difícil conquistar a atenção do consumidor. Então, queríamos algo inovador, que provocasse emoção nas pessoas e que trouxesse referências como liberdade e autenticidade, que estão ligadas à marca e à Amsterdã”, afirmou Bailão.
Interação, tecnologia e festa
“Autorretrato” tem ambientações dinâmicas ao longo de todo seu percurso. O público é atraído para olhar através de espelhos que se espalham pelas apresentações. Cada participante tem plena liberdade para explorar o espaço cênico, podendo escolher quais cenas assistir. Em alguns momentos, os visitantes poderão ser convidados a acessar o estúdio ou estimulados a conversar com os artistas.
O espetáculo não é um musical, mas terá muita música em seu trajeto. O elenco é diverso e composto por 21 atores, vindos de diferentes regiões e com experiências distintas, seja no teatro, na música, na dança, na literatura. Os figurinos, de Herchcovitch, são inspirados na transgressão e contam com elementos irreverentes em sua composição. Sete artistas no elenco musical estão encarregados da trilha ambiente, composta para intensificar a relação sensorial do público com a obra.
São mais de 30 experiências oferecidas ao público durante o espetáculo. Além da cenografia e das instalações artísticas, a tecnologia faz parte da programação, integrando a narrativa. Logo na entrada, por exemplo, os visitantes são fotografados na entrada por uma photomatic, mas as imagens que receberão na hora vão mostrar outras pessoas presentes na sessão, como forma de estimular a conexão com os demais participantes do trajeto. Há efeitos visuais sobre máscaras que também serão inseridos em um dos momentos do espetáculo.
Como Anna Luisa observou, pesquisas apontam que os consumidores costumam esperar por uma festa em ações de marcas de cerveja. E com “Autorretrato” isso também vai ocorrer. Ao final do espetáculo, o público terá à disposição um bar com som comandado por DJs para fechar a experiência.
O site para cadastro já está aberto e pode ser acessado aqui.
O Clube de Criação informa que o primeiro lote de ingressos para o Festival do Clube está disponível, com desconto imperdível. Os interessados devem adquirir seus ingressos por meio da plataforma Sympla. Ressaltamos que os ingressos são limitados, portanto, recomendamos garantir sua participação o quanto antes, clicando aqui.