arrow_backVoltar

Contra o Desperdício

Hellmann’s 'leiloa' batata por R$ 100 mil (com filme)

18.08.23

Com o objetivo de contribuir para a redução do desperdício de alimentos no Brasil, a marca de maionese Hellmann’s realizou um experimento social: o leilão de uma batata que seria jogada fora por R$ 100 mil. A criação é da Ogilvy Brasil.

Entre lotes de obras de arte e antiguidades, a leiloeira anunciou uma batata com o lance inicial de R$ 1.630. Atores disfarçados aumentaram os lances, para o espanto do público presente, que ainda não sabia que se tratava de uma ação de marca.

O valor do lance inicial é equivalente ao montante médio desperdiçado por uma família de três pessoas em decorrência do descarte de alimentos por ano no Brasil. O dado foi calculado por Gustavo Porpino, pesquisador da Embrapa Alimentos e Territórios, para a marca. O arremate final da batata leiloada foi de R$ 100 mil e faz parte do montante de R$ 1,7 milhão, doado entre 2021 e 2023 por Hellmann’s a ações voltadas a pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar.

O experimento foi registrado e se tornou um filme (assista abaixo).

Pesquisa realizada por Hellmann’s em parceria com a Opinion Box constatou que 82% dos entrevistados declararam ter descartado algum tipo de alimento no último mês. O problema piora quanto mais jovem é o público e maior a sua renda. No entanto, quase 60% dos entrevistados se consideram positivamente ativos em relação ao tema do desperdício de alimentos. Quase metade dos respondentes deixa ingredientes e sobras envelhecerem e estragarem na geladeira.

Diante deste cenário, Hellmann’s lança o movimento "Segunda-feira Sem Desperdício", idealizado pela Ogilvy Brasil, que tem a proposta de transformar os itens que já estão na geladeira há um tempo em novas refeições, às segundas-feiras.

O esforço oferece receitas com foco em reaproveitamento e dicas de conservação de alimentos, aqui. Toda segunda, "influenciadores" e personalidades são convidados a cozinhar, dando vida nova para as sobras, e os conteúdos são postados nas redes sociais de Hellmann's.

Ficha Técnica:

UNILEVER

Marketing: Carolina Riotto, Guilherme Moraes, Kaio H. Silva

CMI: Bruna Olmos e Renata Constantini

AGÊNCIA: OGILVY BRASIL

Campanha: Segunda-Feira Sem Desperdício

Cliente: Hellmann`s

Produto: Institucional

Criação

Sergio Mugnaini – Chief Creative Officer

Teco Cipriano – Diretor Executivo de Criação

Danilo Dualiby – Diretor de Criação

Junior Silveira, Helena Passos – Redação

Vinicius Maia, Tales Shibata – Direção de Arte

Atendimento

Denise Caruso – Head de Atendimento

Camila Camargo – Diretora de Contas

Daiane Gois – Executiva de Contas

Marina Machado – Assistente de Atendimento

Planejamento

Thais Frazão - Chief Strategy Officer
Fernanda Neves – Diretora de Planejamento
Isabela Cury, Paula Lins – Gerente de Planejamento
Manuela Pacífico – Supervisora de Planejamento

Estefany Martins – Assistente de Planejamento

Produção RTV

Fabiola Thomal – Diretora de Produção

Amanda Costeski – Produtora Executiva

Data

Viviane Sbrana - Chief Data Officer

Michelle Lins – Gerente Data Research & Insights

Thiago Fatichi – Especialista de Data Research & Insights

Content

Augusto Oliveira – Estrategista de Conteúdo

PR

Raphaela Brito e Gabriella Moura

SAGAZ

Diretor De Cena: João Paulo Bertol
Diretor De Fotografia: Luiz Maximiano
1º Assistente De Direção: Daniel Annunziata
Produção Executiva: Silvia Sivieri
Coordenadora De Produção: Paula Sivieri
Secretária De Produção: Fabiola Vasques
Diretor De Produção: Alline Blanco
1º Assistente De Produção: João Pedro Garcia
2º Assistente De Produção: Danilo De Souza Lopes
Produtora De Objeto: Tatiana Kordon
Atendimento: Silvia Sivieri / Paula Sivieri
Som Direto: Tatiane Haddad

Pós Produção: Post 203
Montador: Felipe Hassum
Animação 2d: Mauricio Kenzo Yamasaki
Color: Junior Xis
Coodernador De Pós Produção: Camila Santana
Finalizador: John Branco

HEFTY
Finalização Áudio: HEFTY
Produtor: Edu Luke, Cris Botarelli, Otávio Cavalheiro, Celso Moretti, Tuco Barini e Rud Lisboa.
Atendimento: Debora Carvalho, Amanda Froes e Thais Gazoli
Coordenação: Larissa Durante e Fabi Lugli

Agência Musical: Big Sync Music

Supervisor Musical: Alex Menck
Coordenadora Musical: Luiza Castro
Coordenadora administrativa: Bianca Silva

Produção Musical: LOUD +
Direção musical: Gustavo Garbato e Felipe Kim
Atendimento: Karina Amabile, Lu Fernandes, Priscila Miranda
Produção: Fabio Smeili, Bernardo Massot, Pedro Turcão, Hugo Mariutti, Rafael Kabelo, Rodrigo Scarcello, Yuri Chix e Mike Vlcek
Finalização: Pedro Cortez, Ricardo Bertran, Luca Fasano, Eduardo Barbosa e Rodrigo Tedesco.
Produção executiva: Maia Feres
Coordenação: Rafael Silvestrini, Izabel Sanches, Juliana Pontes, Ana Peluzo

CROSS NETWORKING

Diretora de negócios: Mariana Casadei

Head de Negócios: Marian Ricci

Produção Leilão

Diretora de Produção: Marianna Sanches

Producer: Clebson Lima

EDELMAN

Diretora de Contas: Flávia Novaes

Gerente de Contas: Camila Teixeira

Executiva de contas: Maria Alice Vila

NA BUENA ONDA

Head de Conteúdo: Marina Tomaz

Estratégia & Copy: Júlia Fernandes

CM & Reacts: Taciana Farias

Direção de Arte: Vitor Brandolt e Vanessa Locks

Operações: Lucas Valério

Gestão & Negócios: Renata Guerra

Clube de Criação informa que o segundo lote de ingressos para o Festival do Clube está disponível, com desconto imperdível. Os interessados devem adquirir seus ingressos por meio da plataforma Sympla. Ressaltamos que os ingressos são limitados, portanto, recomendamos garantir sua participação o quanto antes, clicando aqui.

Contra o Desperdício

/