IA e Elis Regina

Conar arquiva representação ética de comercial da Volks

23.08.23

Conar (Conselho de Autorregulamentação Publicitária) considerou que o comercial de 70 anos da Volkswagen no Brasil, criado pela AlmapBBDO, pode continuar a ser veiculado.

O filme traz a imagem da cantora Elis Regina, que faleceu em janeiro de 1982, recriada por inteligência artificial (leia e veja aqui).

Em julho, a entidade abriu um processo, depois que consumidores questionaram se seria ética a utilização de IA na publicidade para trazer de volta à vida alguém que já morreu (leia aqui).

O Conselho de Ética do Conar avaliou "se foi respeitoso e ético o uso no anúncio de vídeo recriando a imagem da cantora Elis Regina (...) feita por meio de inteligência artificial generativa híbrida" e "se era necessária informação explícita sobre o uso de tal ferramenta para compor o anúncio". A maioria dos 21 membros do conselho que participou do julgamento decidiu pelo arquivamento da representação ética.

Em relação ao questionamento de desrespeito à figura da artista, o colegiado julgou improcedente, por unanimidade, considerando que o "uso da sua imagem foi feito mediante consentimento dos herdeiros e observando que Elis aparece fazendo algo que fazia em vida".

Sobre a informação a respeito do uso da ferramenta de IA na publicidade, os conselheiros concluíram, por maioria de votos (13 x 7), também pelo arquivamento da denúncia, por considerarem que "o uso da ferramenta estava evidente na peça publicitária".

Leia mais sobre o comercial da Volkswagen, aqui.

Clube de Criação informa que o segundo lote de ingressos para o Festival do Clube está disponível, com desconto imperdível. Os interessados devem adquirir seus ingressos por meio da plataforma Sympla. Ressaltamos que os ingressos são limitados, portanto, recomendamos garantir sua participação o quanto antes, clicando aqui.

IA e Elis Regina