arrow_backVoltar

Guerra na Ucrânia

Heineken e outras empresas decidem deixar a Rússia

28.08.23

A cervejaria holandesa Heineken anunciou ter vendido suas operações na Rússia - que incluem sete fábricas e empregam 1,8 mil trabalhadores - por um euro.

A companhia informou que sofre um prejuízo de 300 milhões de euros com a venda da divisão, que está sendo transferida para a empresa russa Arnest, fabricante de latas de aerossóis. Com isso, a fabricante de cerveja vai sair da Rússia, quase um ano e meio após ter se comprometido a deixar aquele mercado.

De acordo com levantamento do Yale Chief Executive Leadership Institute, da Universidade de Yale, nos EUA, mais de mil empresas anunciaram publicamente que reduziriam suas operações na Rússia depois de se iniciar a guerra na Ucrânia, em fevereiro de 2022. A maior parte (32%) é originária dos EUA, 10,6% são do Reino Unido; 7,8%, da Alemanha; e 4,8%, da Finlândia.

No total, 533 empresas deixaram completamente a Rússia, como Adidas, American Airlines, Cisco, Ford, IBM e Uber, segundo o levantamento. Outras 504 restringiram as operações, com possibilidades de retornar ao país, como Acer, 3M e Air France. E outras 154 empresas, como Coca-Cola e PepsiCo, reduziram algumas operações.

Festival Internacional de Criatividade de Cannes anunciou, em março de 2022, que agências e anunciantes russos não seriam mais elegíveis a disputar troféus naquele ano e os delegados dessa nacionalidade não poderiam participar do evento (leia aqui). O londrino D&AD comunicou que não estava aceitando inscrições da Rússia no D&AD Awards e New Blood Awards, por conta da invasão à Ucrânia (leia aqui). E festivais de cinema europeus também barraram delegações russas, leia aqui.

McDonald's e Starbucks comunicaram, no ano passado, que suspenderiam suas operações no país (leia aqui). Diversas outras marcas decidiram deixar de oferecer serviços, anunciaram medidas restritivas em relação ao país, ou o fim de suas operações locais, como a AppleNike, IkeaMicrosoft, Oracle, Sap, Intel, H&M, Dell, BMW Unilever.

Em 2022, as operadoras de cartões de crédito American Express, Visa e Mastercard, também informaram, em 2022, a suspensão de seus serviços na Rússia, leia aqui. Já a plataforma focada na publicação de vídeos curtos TikTok comunicou a suspensão de transmissões ao vivo na Rússia, aqui.

Clube de Criação informa que o segundo lote de ingressos para o Festival do Clube está disponível, com desconto imperdível. Os interessados devem adquirir seus ingressos por meio da plataforma Sympla. Ressaltamos que os ingressos são limitados, portanto, recomendamos garantir sua participação o quanto antes, clicando aqui.

Guerra na Ucrânia

/