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Brastemp reposiciona marca e mira novas gerações
Com uma campanha composta por três filmes, “É outro mundo”, a Brastemp apresenta seu reposicionamento, que destaca as mudanças de comportamento mais recentes nas relações familiares, inserindo a empresa em um contexto atualizado do mundo. Com isso, a companhia busca atingir não apenas o perfil de pessoas que, nas décadas passadas, normalmente se interessava pelos produtos da marca. A intenção é também atrair o público mais jovem, especialmente a geração Z.
A nova comunicação, que estreia nesta quinta-feira, 14, tem criação da FCB e produção da O2. Os três filmes são “Vestibular”, “Guarda compartilhada” e “Roupa suja” (veja mais abaixo). Eles abordam temas como etarismo, a maior participação do homem na rotina diária com os filhos e a relação das pessoas com seus animais de estimação.
Antes disso, o comercial “Porta da geladeira”, assinado pela DM9 (agência encarregada da estratégia digital) e que foi ao ar no início do mês, abriu caminho para o reposicionamento, com uma mensagem que fazia uma reflexão sobre valores da vida e sobre as pessoas se dedicarem a construir “um outro mundo fora de casa” (leia mais aqui).
“A Brastemp sempre foi uma marca muito icônica, mas, por um tempo, a marca ficou sumida. A gente precisava se reconectar com nosso público. E também pensamos em nos aproximarmos das novas gerações. Para construirmos os próximos 30 anos, era preciso mudar algumas coisas”, contou ao Clubeonline a diretora de marketing da Whirpool e líder do projeto de rebranding, Patrícia Pessoa.
De acordo com a executiva, era hora de começar um novo capítulo. Além da campanha – que inclui peças em mobiliários urbanos das principais capitais brasileiras e estratégia digital –, a empresa traz a logomarca repaginada, que chega com design diferente e novas cores, seguindo o conceito de “mudar na casa para mudar seu mundo”, e traz a assinatura “Brastemp é outro mundo”. O rebranding foi feito pela Ana Couto.
As letras foram modernizadas e foi adotado um “B”, que passa a ser usado no PDV e entrará nos produtos. “O logotipo está mais reto e esse B é muito forte, com pontas arrendondadas”, detalhou Patrícia.
A diretora de marketing observou, porém, que tudo que foi feito respeita o “legado de força e pioneirismo” da companhia. “Agora vamos nos adaptar ao novo mundo e precisamos falar com as novas gerações. Somos líderes para todas as gerações e queremos falar com as que vem por aí”, ressaltou.
A respeito da força das campanhas do passado, a nova comunicação traz um “detalhe” importante. Os três filmes de 30 segundos, que têm direção de Fábio Mendonça, contam com produção executiva de Fernando Meirelles. Nos anos 90, os comerciais da Brastemp produzidos pela O2 foram dirigidos por Meirelles e se tornaram referência na publicidade brasileira.
Sobre a campanha “É outro mundo”, Mendonça observou que a comunicação se assemelha a trechos de uma série ou “de um longa com histórias bem humanas de relação de famílias não tradicionais. E cada uma com um clima".
Ricardo John, CEO e CCO da FCB, observou que os comerciais representam “uma história aberta a interpretações – um convite para conversas sobre pautas relevantes para a sociedade”.
Nos três filmes, entram em cena produtos que mostram que a companhia manteve seus investimentos em inovação. A família de fogões cresceu com um modelo que inclui a função airfryer no forno. Há uma nova Lava & Seca que tem a função “volto logo”, que permite que as roupas não fiquem com cheiro caso o consumidor não possa esperar pelo fim do ciclo de lavagem (por até seis horas).
Terceira fase
Para conversar mais com a geração Z, a Brastemp tem um avatar que terá veiculação sobretudo na mídia digital. A empresa irá propor ao público que escolha o nome do personagem. Essa estratégia irá ao ar na terceira fase das ações desenvolvidas para reposicionar a marca, entre novembro e dezembro.
“Teremos uma presença muito forte em redes como TikTok e Instagram”, acrescentou Patrícia. Influenciadores e collabs também farão parte da comunicação.
Ficha Técnica
Agência: FCB Brasil
Cliente: Whirlpool - Brastemp
Produto: Institucional
Título: Brastemp – é outro mundo.
Estratégia, criação e produção: FCB Brasil.
Aline Pedras, Allan Alonso, Ana Becker, Ana Paula Mancini, Anna Martha, Andreza Cursino, Avanilda Silva, Bruna Rodrigues, Caio Gutierrez, Camila Galdêncio, Guto Asanuma, Carolina Ferreira, Caroline Souza, Cintia Mavros, Daniela Fonseca, Daniela Miranda, Denise Poerner, Elton Longhi, Fernanda Geraldini, Flavio Zamboni, Gabrielle Rocha, Guilherme Castanho, Gustavo Paro, Henrique Aquino, Jaqueline Tampelli, João Lima, João Mendes, Julia Lupinacci, Larissa Marinho, Marcelo Rosa, Mariana Teixeira, Mateus Madureira, Nicole Rossi, Paulo Bruno, Rafael Pascarella, Renata d'Avila, Renata Reigota, Ricardo Alonso, Ricardo John, Robson Cruz, Rodrigo Resende, Rynaldo Gondim, Thiago Lins
Produtora: O2
Diretor: Fábio Mendonça
Produção Executiva: Fernando Meirelles, Flávia Zanini e Amanda Rossi
Assist de Executiva: Tiemi Fujise
Atendimento: Laís Papi
Produção:
1AD: Simon Gregory
2AD: Luiza Baccelli
Diretora de Produção: Paulinha Madureira
Diretor de Fotografia: André Faccioli
Diretora de Arte: Larissa Cambauva
Assist de Arte: Edu Fazzio
Produtor de Locação: Mirella Valente
Produtora de Casting: Cecilia
Assist de Casting: Gui Conrado
Coordenação Estúdio O2: Figueroa
Pós Produção:
Montadores: Estevan Schilling, Renato Gaiarsa e Rodrigo Kassab
Colorista: Luciano Santa Barbara
Finalizadores: João Pedro David e Pedro Viciti
Coordenador de Pós Produção: Felipe Andriolo
Supervisora Pós Produção: Rafa Bitencourt
Assistente Coord. Pós Produção: Mariana Falcão
Produtora de Áudio: Evil Twin Music
Direção Musical: Peter Sauces, André Faria e Murilo Faria
Produção: Ortega, Luna França, Peter Sauces, Gabriel Mielnik
Finalização: Rafael Vieira, Gustavo Boselli, André d’Avila e Paulo Ribeiro
Atendimento: Manoella Coelho da Fonseca, Juliana Tangary, Letícia Brito e Thaís Becker
Aprovação do cliente: Patricia Pessoa, Bertha Fernandes, Gabriela Prudêncio e José Andrade
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