Festival do Clube 2023

A razão da Felicidad do multipremiado Chacho Puebla

19.09.23

Em Mendoza, sua cidade natal na Argentina, Horacio Puebla, o Chacho, iniciou uma carreira que culminaria anos depois em um rol pessoal com mais de 550 prêmios, incluindo 89 Leões no Festival Internacional de Criatividade de Cannes, com 20 Grand Prix festivais afora e mais de 20 Effies.

O amplo currículo na publicidade trouxe a possibilidade de abrir seu mais novo negócio, em 2021. Em um mundo que clama pela redução das emissões de carbono na atmosfera, Chacho decidiu empreender com a Felicidad Collective, ao lado de outros seis sócios, em Madri. O criativo é um dos convidados internacionais do Festival do Clube de Criação 2023, que acontece neste final de semana, no Memorial da América Latina.

Chacho irá falar de seus novos rumos. No caso da Felicidad, seu enfoque está na transformação sustentável dos negócios, em busca de uma sociedade mais igualitária, próspera e saudável para o meio ambiente. Na ocasião do lançamento, ele explicou que nada daquilo era algo recente, mas muito menos uma moda, já que os fundos de investimentos começaram a repelir multinacionais que não cumprem com sua parte nos critérios ESG.

Em seu painel "O Tio Ben não tinha papo furado", marcado para o sábado 23, às 19h10, no auditório Simon Bolivar, Chacho irá compartilhar com o público o que tem pensado nesses últimos anos sobre a responsabilidade que ele tem diante do mundo como criativo. “Somos a voz do capitalismo e temos de ter essa consciência”, salientou.

Antes do tio Ben (do Homem-Aranha) dizer ‘grandes poderes trazem grandes responsabilidades’, já tinham falado sobre isso Dâmocles, Churchill e até mesmo a Bíblia. É importante entender o papel que temos como criativos em colocar nosso poder único a serviço de nossa espécie. E não usar isso para acabar com ela”, afirmou ao Clubeonline.

Tão interessante quanto o novo momento da carreira de Chacho, e as reflexões que ele trará ao evento, é sua trajetória profissional, entre Mendoza e Madri. Ele faz parte de uma geração de criativos argentinos que, literalmente, ganhou o mundo nas últimas duas décadas. Ao se apresentar, ele faz questão de falar sobre os 200 dias ao ano que passava em viagens pelo mundo para supervisionar a criatividade na rede Lola Mullen Lowe na Europa e América Latina.

O cargo foi fruto de uma carreira que iniciou em Mendoza, onde passou cinco anos trabalhando e com empreendimentos como a fundação do Círculo de Creativos da província, mas que logo enveredou para o exterior. Ele começou a preencher o passaporte em Santiago, no Chile, e depois passou por várias agências atendendo clientes locais e globais, chegou à Leo Burnett de Lisboa em 2005, onde se tornaria diretor executivo de criação e ajudaria a agência a se tornar a maior do país. Quatro anos depois, teria o mesmo cargo também para a Espanha.

Da Leo Burnett migrou para a rede Lowe, mais especificamente para a Lola, antiga Lowe Latina. Na nova casa, se tornou sócio e CCO em 2011. Em 2017, virou CCO para a Europa Ocidental e América Latina. Trabalhou muito ao lado do colombiano José Miguel Sokoloff, presidente do conselho criativo global da rede MullenLowe, que, à saída de Chacho em 2020, reconheceu a contribuição e legado do profissional aos clientes e à rede.

Seu trabalho criativo ajudou a impulsionar marcas globais como Seat, Audi, Magnum, Cornetto, Mattel, Burger King, Pescanova, Cabify, Jeep e Pampero. É de sua alçada projetos como “Scary Clown Night”, que levou 3 Leões de Ouro em Cannes em 2018, “Touch your Footballs”, para Líbero, também premiado em Cannes em 2018, e “Hidden Flag”, para o El Diario da Espanha e FELGTB, com 3 Leões em 2019. Foi um dos dez melhores diretores de criação do mundo de Cannes em 2013, teve suas agências entre as melhores de Portugal e Espanha por vários anos.

Em seus anos de profissão na publicidade, Chacho foi tudo: redator, diretor de arte, diretor de criação, diretor executivo de criação, diretor de criação para América Latina, Europa e cofundador de agência. Passou por tudo que o mercado publicitário poderia oferecer.

Agora, abre uma empresa que pretende fazer o seu papel para melhorar o mundo. Felicidad expressa, de alguma forma, todas as suas conquistas até agora. Mais do que isso, porém, mostra tudo o que ele quer inspirar daqui por diante. No centro de tudo isso, a criatividade e a estratégia como impulsionadoras de marcas, de modelos de negócios e, principalmente, de um mundo melhor.

Impossível perder esse painel.

Veja a programação do Festival do Clube 2023.

Felipe Turlão

Serviço:

11º Festival do Clube de Criação

Patrocinadora premium: JCDecaux.

Patrocínio master (ordem alfabética): Globo, Google e Santeria.

Patrocínio/apoio (ordem alfabética): Adludio, Antfood, Apro+Som, At Five Gin, Barry Company, Broders, Canal Market, Canja Audio, Cervejas Avós, Cine, Droga5, Halley Sound, Kraft Heinz, Lucha Libre Áudio, Memorial da América Latina, Monkey-land, Mr Pink Music, Mugshot, My Mama, Nós - Inteligência e Inovação Social, O2 Filmes, Paranoid, Piloto TV, Publicis Groupe, Spotify, Surreal Hotel Arts, Tribbo, Unblock Coffee, UOL, Vati, Warriors VFX e WMcCann.

Ingressos estão à venda na plataforma da Sympla (aqui). Garanta o seu.

Dúvidas ou desejo de se associar? clubedecriacao@clubedecriacao.com.br ou Whatsapp do Clube: 11 - 93704-2881

Abertura dos portões e do credenciamento: 8h

Endereço Memorial: Av. Mário de Andrade, 664 - Barra Funda