Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Festival indica impacto na economia de SP: R$ 1,9 bi
Um mês após o início da primeira edição do The Town, a organização divulgou, nesta segunda-feira, 02, o efeito em reais sobre a cidade de São Paulo. Em cálculo realizado pela FGV, o evento impactou a economia em R$ 1,9 bilhão, contando os efeitos diretos e indiretos para a metrópole. O total ultrapassa a estimativa feita antes do festival, de R$ 1,7 bilhão.
De acordo com comunicado, foram gerados 23,4 mil postos de trabalho, entre diretos e indiretos. E, em tributos, o festival e o público responderam por um montante de R$ 213 milhões.
Para calcular o impacto econômico do evento, a FGV trabalha com uma metodologia que inclui análise dos gastos diretos da organização e do público, além das marcas. Os impactos indiretos correspondem à movimentação gerada na cadeia produtiva da realização do The Town, que é promovido pela Rock World, a mesma empresa do Rock in Rio e que irá responder pelo Lollapalooza Brasil 2024, junto com a C3.
Os números reforçam o quanto o setor de eventos impacta a economia do país como um todo. “O The Town é um evento que, por sua característica, por sua estrutura e pela sua forma de organização, possui um elevado montante de gastos para sua organização e operação”, afirmou Luiz Gustavo Medeiros Barbosa, gerente-executivo da FGV Projetos.
O festival também atraiu um grande número de pessoas de fora da capital paulista. “Com isso, a economia circula, um novo dinheiro entra na cidade, vindo de outros lugares. Esses megaeventos trazem fãs que se hospedam em hotéis, em casas alugadas, precisam ir a restaurantes, se locomover de táxi, Uber, ou transporte público, aumentando o impacto econômico. São Paulo consegue absorver grande parte dos gastos para a realização do evento, ou seja, fazendo com que o multiplicador econômico seja ainda maior”, completou.