Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Prêmio faz homenagens às cantoras Dona Onete e Rita Lee
A sétima edição do WME Awards – dedicado às mulheres do universo musical – acontecerá na primeira quinzena de dezembro em São Paulo. Com transmissão ao vivo pela internet, a premiação homenageará as cantoras Dona Onete, de 84 anos, e Rita Lee, que morreu em maio passado. Pelo sétimo ano consecutivo, Preta Gil será a apresentadora do evento, que irá premiar profissionais em 17 categorias.
Além de cantora, Dona Onete é compositora, sindicalista, professora de história e poetisa brasileira. Nascida no interior do Pará, ela é conhecida também como rainha do carimbó. No final de setembro, foi sancionada uma lei estadual que definiu a obra de Dona Onete (são mais de 300 composições) como patrimônio cultural e imaterial do Pará.
Já a paulistana Rita Lee, também compositora, multi-instrumentista, escritora, apresentadora, atriz e ativista, foi reverenciada como a rainha do rock brasileiro. Ela tem 22 álbuns, sem contar os seis discos lançados com Os Mutantes.
O WME Awards faz parte do Women’s Music Event (WME), plataforma de música, tecnologia e negócios fundada por Claudia Assef e Monique Dardenne. Neste ano, a premiação adota nova nomenclatura e passa a se chamar WME Awards powered by Billboard Brasil. Com mais de 120 anos de história, a Billboard voltou à atividade no Brasil neste ano, tendo sua primeira edição impressa em outubro.
“A Billboard Brasil embarca nesse projeto para impulsionar as entregas de mídia e conteúdo da premiação. O formato do prêmio permanece o mesmo, mas ele será amplificado em termos de mídia e buzz, somando ainda mais insumos para continuar sendo uma das maiores premiações da música brasileira”, declarou Fátima Pissarra, CEO do veículo e uma das sócias do WME Awards, juntamente com Claudia e Monique.
Como nos anos anteriores, as indicações de cada categoria são feitas por um time de embaixadoras, que este ano atingiu a soma de 600 profissionais das mais diferentes áreas da indústria musical. A votação é dividida entre votos do júri técnico e votação popular, pelo do site do prêmio.
Mais de 500 mulheres foram indicadas e mais de 180, premiadas no WME Awards, desde a primeira edição. “Muito mais do que uma premiação, o WME Awards abre seu palco para um espaço de empoderamento, liberdade e reconhecimento de nomes que estão nos holofotes e fora deles. Através do prêmio, nós geramos emprego, renda, fomento artístico e empoderamento profissional, que possibilita a liberdade financeira das mulheres que trabalham com a música”, afirmou Claudia Assef.
No ano passado, a transmissão da premiação contabilizou mais de 1.1 milhões de views e mais de 398 milhões de impressões.