Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Publicidade digital movimenta R$ 16,4 bi no 1º semestre no país
O IAB Brasil apresentou nesta quarta-feira, 25, os resultados relativos aos investimentos em publicidade digital feitos no primeiro semestre deste ano. Houve um crescimento de 11% em comparação ao mesmo período de 2022, gerando um movimento de R$ 16,4 bilhões. Os dados são da pesquisa “Digital AdSpend 2023”, feita em parceria com a Kantar Ibope Media.
O estudo aponta que esse índice, 11%, foi o mais conservador na análise dos últimos anos. Do primeiro semestre de 2021 para a primeira metade do ano passado, o percentual de crescimento foi de 12%. E no exercício anterior foi de 24%.
A maior participação no aumento do bolo se deve aos anunciantes do tipo long tail. O top 50 formado pelas marcas que mais investem em publicidade digital respondeu por 25% do crescimento.
O “Digital AdSpend” revelou também que 83% dos anunciantes ouvidos para a pesquisa pretendem manter ou aumentar os investimentos em publicidade neste ano.
Outros dados mostram como as verbas foram divididas no primeiro semestre. Do total investido, 76% ficaram reservados aos dispositivos móveis.
Entre os formatos, o predomínio foi do vídeo, que foi de 37%, dois pontos percentuais a mais de share em relação ao primeiro semestre de 2022. Display ficou com 33% e Search, com 30%.
A pesquisa indica também quais setores mais apostaram no online, na comparação com outros meios. De janeiro a junho deste ano, o digital recebeu mais de 50% das verbas de mídia de nove setores econômicos: vestuário (78% do budget total foram para o online), pet (60%), comércio (59%), eletros e informática (76%), agropecuária (67%), serviços (56%), industrial (65%), escritório (56%) e educação (55%).