arrow_backVoltar

MixBrasil

Festival LGBTQIA+ reunirá filmes, teatro, XR e games

Levante

31.10.23

A partir do tema “A gente nunca foi tão Mix”, a 31ª edição do Festival MixBrasil, que acontecerá entre 9 e 19 de novembro.  Gratuito, o evento será realizado presencialmente em sete espaços de São Paulo. Parte da programação também será transmitida online para todo o Brasil.

A iniciativa reunirá espetáculos teatrais transmídia de Taiwan, França e Brasil; 119 filmes de 35 países e de 13 estados brasileiros; experiências XR com a temática queer, dos EUA, Finlândia, Chile, França, Brasil, Alemanha e Portugal; literatura; performances sobre temas voltados à comunidade LGBTQIA+; além do "Show do Gongo", com Marisa Orth.

O festival apresentará ainda o MixGames, seleção de novos jogos que celebram a diversidade e a inclusão; o "Crescendo com a diversidade", voltado ao público infantil; além de homenagear Renata Carvalho, atriz, roteirista, dramaturga, diretora e ativista.

A abertura para convidados será no dia 8 de novembro, com a exibição do filme brasileiro “Levante”, primeiro longa de Lillah Halla, e com a première nacional da performance teatral francesa “O Futuro”.

O MixBrasil propõe unir arte e tecnologia, com espetáculos multimídia inéditos no Brasil, como "Intimidade Virtual", criado por artistas de Taiwan e da Austrália com a comunidade queer de São Paulo. A performance interativa é protagonizada pelo ator brasileiro Jay Laurentino, com elenco brasileiros e taiwanês. O público usa o celular no teatro para responder perguntas sobre o amor, intimidade e relacionamento.

A programação internacional de cinema exibirá títulos de diretores e atores que fizeram parte da Seleção Oficial dos Festivais de Berlim, Veneza, Cannes e San Sebastian. Entre os destaques estão o nigeriano “Todas as Cores Entre o Preto e o Branco” de Babatunde Apalowo, além do francês "Orlando, Minha Biografia Política", de Paul Preciado, e do espanhol “20.000 Espécies de Abelhas”, de Estibaliz Urresola Solaguren.

A seleção de filmes nacionais reúne produções com temas sobre afetividades e desafios da população LGBTQIA+. Entre eles estão “Neirud”, de Fernanda Roth Faya (SP); “Toda Noite Estarei Lá”, de Suellen Vasconcelos e Tati Franklin (ES); e “Capim Navalha”, de Michel Queiroz (GO).

A Spcine promove o MixLab Spcine, com workshop da Stink sobre produção com inteligência artificial, além de pitching de games e aulas magnas. A programação acontecerá no MIS (Museu da Imagem e do Som). Uma seleção de títulos também será exibida na plataforma Spcine Play, de 9 a 26 de novembro.

Instalações de experiências XR de realidades estendidas com temáticas LGBTQIA+ poderão ser conferidas durante o MixBrasil no MIS, como “Queer Utopia” inspirada em histórias de homens gays 60+; "Tom House the VR Experience" residência em Los Angeles onde morou Tom of Finland, um dos criadores da arte erótica queer; "Corpo Invisível"; sete obras digitais inéditas do artista chileno Neocristo; e a estreia mundial de "Eclosão de um Sonho", realizada com inteligência artificial pela artista Igi Ayedun.

Nos dias 18 e 19, acontece no MIS o MixGames, com jogos inéditos lançados no festival: “Lipsync Killers”, jogo musical com elementos de RPG e luta, inspirado nos famosos lip sync performados por drags; “My True Self”, visual novel em que o jogador guia um menino trans em sua jornada para encontrar um novo nome e descobrir a si mesmo; “Pivot of Hearts”, segunda chance no amor numa visão não-monogâmica; e “Hands of Timber”, a solidão de um homem negro e gay - por meio de polaroids, o jogo convida a "interpretar o que ainda resta ao homem".

No “Show do Gongo”, realizadores e realizadoras apresentam seus vídeos para o julgamento do público do MixBrasil, com apresentação de Marisa Orth, no Teatro Sérgio Cardoso, dia 14 de novembro, a partir das 20h. No dia 15, também no teatro, acontecem os shows de Novos Talentos Drag Queen e Canto, apresentados por Silvetty Montilla.

No próximo dia 12, às 17h, no MIS, acontecerá encontro com o escritor e crítico literário francês Mathieu Lindon, do jornal Libération. No encerramento, no dia 19 de novembro, será a entrega dos prêmios Caio Fernando Abreu, Mix Literário e para cinema e XR.

O 31º Festival Mix Brasil ocupa seis espaços: Cinesesc, Centro Cultural São Paulo (sala Paulo Emílio), Spcine Olido, MIS – Museu da Imagem e do Som de São Paulo, Teatro Sérgio Cardoso, Museu da Língua Portuguesa e o IMS – Instituto Moreira Salles.

A programação online poderá ser assistida gratuitamente a partir de 9 de novembro pelas plataformas do Sesc Digital, Spcine Play e Itaú Cultural Play.

Danilo Janjacomo e a produtora Stink criaram a campanha que divulga o festival.

Confira a programação completa aqui.

 

Levante

1/6