Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Após 13 anos da 1ª edição, evento retorna em momento crítico na região
A Amazônia vive um período crítico e alarmante. O El Niño está provocando uma grave seca que deve durar até dezembro, quando o fenômeno atingirá sua intensidade máxima, apontam especialistas em monitoramento de desastres naturais. Esta é a pior seca do rio Negro em Manaus, em toda sua história. Outros leitos foram atingidos e hoje mais de 600 mil pessoas estão afetadas por esse problema. Além disso, a região está ardendo. Em outubro, o estado do Amazonas registrou o maior número de queimadas para o mês na análise dos últimos 25 anos, de acordo com o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). E a capital amazonense está coberta de fumaça provocada por quase 4 mil focos de calor.
É esse o quadro em que irá acontecer a segunda edição do TEDxAmazônia, conferência que, 13 anos atrás, ocorreu em um cenário também de alerta: havia uma seca assustadora na região, que era a pior daquele tempo. Mas o que se vê atualmente é ainda mais terrível. Isso mostra como é urgente buscar soluções para proteger o bioma amazônico, objetivo que está no coração do evento.
Em 2010, ele foi realizado em um hotel flutuante no rio Negro. Agora, a conferência, que abre nesta quinta-feira, 02, terá como endereço principal um armazém do porto de Manaus, o XV, uma construção do século 19.
Entre os temas do TEDxAmazônia 2023 estão, claro, combate ao desmatamento, conservação da biodiversidade e ocupação do território pelas populações locais. Outros assuntos que estão na pauta são bioeconomia, geração de renda e oportunidades, produção sustentável, línguas indígenas, desenvolvimento territorial, ciência e tecnologia, empreendedorismo, arqueologia e direitos da natureza.
Na comunidade do TED – organização sem fins lucrativos que se dedica a espalhar ideias “que valem a pena”, sobretudo na forma de palestras curtas –, o TEDxAmazônia de 2010 é classificado como uma edição legendária.
Sob o slogan "Onde as vozes se encontram", a nova conferência contará com 50 palestrantes, 450 participantes e transmissões pelo YouTube dos painéis dos dias 03 e 04. A abertura será no Teatro Icbeu. Outra novidade do TEDxAmazônia é que ele irá fazer parte de um conjunto de 12 eventos, em vários países do mundo, que vão compor o TED Countdown, iniciativa climática da organização.
Nas sessões estarão nomes como Angela Mendes (ativista socioambiental e filha de Chico Mendes), Marina Silva (ministra do Meio Ambiente e Mudanças do Clima), Draulio Araújo (PhD, físico e neurocientista pesquisador de plantas medicinais), Dror Brenshetrit (artista israelense que trata da inovação de cidades), Txai Macedo (sertanista corresponsável pela demarcação de mais de 30 territórios indígenas e reservas extrativistas), Vanda Witoto (liderança ativista no empreendedorismo e educação indígena), Vitória Pinheiro (ativista climática e fundadora do Palmares Lab) Tom Matthews (cientista climático inglês da Universidade de Loughborough), Tainá Marajoara (ativista alimentar) e Maria Nice Machado Aires, a dona Nice (ex-professora, extrativista, quilombola e quebradeira de coco de babaçu).
Os palestrantes foram selecionados com a ajuda de diferentes organizações da região. "As vozes que serão amplificadas representam a diversidade de possibilidades em temas cruciais para o bioma amazônico e estarão presentes também na plateia, formada por 450 pessoas, entre convidados e inscritos, de diferentes povos indígenas, populações tradicionais, academia, cientistas, empresários, empreendedores e estudantes", explicou Rodrigo V. Cunha, organizador licenciado pelo TED e curador do evento.
Para garantir a representatividade das vozes da floresta, a conferência teve ainda um conselho consultivo com representantes da academia, ambientalistas, artistas, pesquisadores e executivos. Nesse grupo estão Emma Torres (PNUD América Latina e Caribe), Iskukua Yawanawá (líder indígena), Katia Penha (Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos) e Tatiana Schor (Chefe de Unidade na Região Amazônica, BID).
O TEDxAmazônia conta com o suporte de entidades como Coiab (Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira) e Fundação Univaja, representantes dos povos indígenas e tradicionais. Há ainda as organizações Uma Concertação Pela Amazônia, Climate Ventures, Fundação Amazônia Sustentável (FAS), Imaflora, Imazon e Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá.
Para que pudesse ser organizado, o TEDxAmazônia 2023 teve os apoios de governo estadual do Amazonas e Mercado Livre. A plataforma será responsável por experiências, como o espaço dedicado à cobertura da imprensa. Apoiam também a conferência: Instituto Igarapé, think and do tank independente, dedicado à integração das agendas de segurança pública, climática e digital e espaço cívico, e a Profile, agência de comunicação com foco em sustentabilidade e ESG.
"A mente é como um rio"
No perfil do TEDxAmazônia no Instagram, foi publicado um vídeo criado para o evento e que divulga a transmissão ao vivo. O filme abre com a frase "A mente é como um rio", destacando que correntes de ideias fluem de tal forma que podem moldar o mundo. A locução, depois, ressalta que o rio é como a mente: "se deixado, esvazia. Se nutrido, cria".
A criação da campanha é da AKQA Bloom. A Black Madre é a responsável pelas artes visuais. Já a produção do filme é da Santa Transmedia, com direção de Gustavo Gripe. Quem responde pela pós-produção é a Liquor Post. A Canja assina a produção de áudio. E a locução é de Duda Machado.
Veja o filme mais abaixo.
Ficha Técnica
Cliente: TEDx Amazônia
Agencia: AKQA Bloom
Diretores Executivos de Criação: Jean Zamprogno & Fernando Pellizzaro
Diretora de Grupo de Contas: Silvia Brihy
Diretor de Criação: Rodolfo Fernandes
Redatores Sr.: Augusto Meira e Ana Miraglia
Diretora de Arte Sr.: Sera Takata
Diretora de Arte: Alexa Bortz
Diretora de Estratégia: Emma Riley
Diretora de Estratégia Associada: Erica Rigobello
Diretor de Produção: Leandro Santini
Produtora de Artes Visuais: Black Madre
Diretor de Criação: André Maciel
Diretora Executiva: Tina Castro
Head de Planejamento: Le Alves
Planejamento: Beatriz Perrote
Atendimento: Giovana Destro
Head de Produção: Laryssa Andrade
Coordenação de Ilustração: Léo Soares
Ilustradores: Léo Soares
Xilogravura: Rafael Kenji, Pedro Cervini, Otavio Zani
Produtora de Vídeo: Santa Transmedia
Direção: Gustavo Gripe
Direção de Fotografia: Felipe Correa
Efeitos: Antonio Ternura
Atendimento: Laura Rocha
Produção Executiva: Renata Munaretto
Coordenação de Produção: Elisa Mello
Pós-produção: Liquor Post
Edição: Eddie House
Color Grading: Liquor Post
Motion: Liquor Post
Finalização: Liquor Post
Produtora de Áudio: CANJA
Gerente de Contas e Projetos: Matheus Peres
Atendimento: Guga Costa
Gerente de Projeto: Ana Flor Bohrer, Flavia Medeiros, Raissa Campello
Direção Musical: Eduardo Karas, Filipe Resende
Diretor de Voz: Bruno Vieira Brixel
Trilha: Eugênio Fim
Sound Design: Nando de Castro
Produção de Áudio: Ardlez, Nando de Castro
Locução: Duda Machado