Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Com Vini Jr., Vivo quer ocupar internet com sorrisos de pessoas negras
Para marcar o mês da Consciência Negra, a Vivo apresenta o projeto “Alegria Preta”, que pretende ocupar a internet com sorrisos de pessoas negras e ampliar a discussão sobre vieses racistas em algoritmos e inteligência artificial.
A proposta é "reconhecer a grandiosidade na alegria das pessoas negras, inclusive como maneira de resistência ao racismo" ao longo da história, segundo a marca.
“Acreditamos que a tecnologia tem um papel importante na construção de um futuro antirracista. Com o projeto Alegria Preta, além de promover a discussão acerca dos vieses raciais, estamos contribuindo para que os algoritmos de inteligências artificiais se tornem mais representativos", observa Marina Daineze, diretora de marca e comunicação da Vivo.
Criada em parceria com a Africa Creative, a agência Spark e a produtora Coração da Selva, a comunicação é composta por filme (assista abaixo) com o jogador de futebol Vini Jr., embaixador da Vivo, dizendo que quer um tempo que seja "só de alegria".
Para ocupar a internet com sorrisos negros, a Vivo reuniu "influenciadores" pretos formadores de opinião e pediu que eles contassem um momento de felicidade deles. Por meio do uso de IA foram geradas imagens que representam essa cena para cada um deles. As peças serão compartilhadas nas redes sociais.
O portal Dialogando, iniciativa da Vivo para levar conteúdos sobre o uso consciente e responsável da tecnologia, também traz um especial com a temática “Negras Raízes”, que conta com a cartilha “Cores da Nossa História: Conhecendo a Diversidade Racial”, webcast, painel com especialistas e diversos artigos sobre a temática racial.
Desde 2018, a empresa possui o programa Vivo Diversidade, que conta com iniciativas para incorporar valores de diversidade e inclusão, como a Jornada Vivo Diversidade, por meio da qual, a cada mês, são discutidos temas com o público interno e, segundo a marca, acompanhados do lançamento de "uma nova ação, política ou benefício". Em novembro, a empresa vai falar sobre colorismo com seus colaboradores. Haverá uma live transmitida para toda a empresa e encontros do grupo de afinidade do Pilar de Raça (Vivo Afro) para debater sobre o tema. Também será realizada uma semana para que empreendedores negros possam divulgar e vender seus produtos no Eco Berrini, prédio sede da companhia, em São Paulo.