Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
61% esperam que negócios sejam melhores em 2024
A consultoria Warc detectou que 61% dos profissionais de marketing estão otimistas e esperam que os negócios sejam melhores no próximo ano em comparação com 2023, segundo o relatório "The Voice of the Marketer 2024".
Com o investimento global em marketing previsto para aumentar 8,2% em 2024, chegando a US$ 1 trilhão pela primeira vez, de acordo com a Warc Media (leia aqui), o novo relatório também apurou uma tendência de investimento contínuo em canais digitais.
"O objetivo deste relatório é oferecer mais informações sobre o que é mais importante para os profissionais de marketing em 2024, especialmente em relação a investimentos, canais de mídia e medição", observa Isabel Cleaver, analista sênior da Warc. "Uma descoberta importante é que, embora os profissionais de marketing estejam preocupados com o impacto de uma recessão econômica, há também um sentimento de otimismo em relação ao clima de negócios e aos orçamentos de marketing para 2024", completa.
O relatório, que ouviu mais de 1.400 profissionais de marketing em todo o mundo, também mostrou que 41% acreditam que os orçamentos de marketing aumentarão no próximo ano. Neste sentido, parece que mais profissionais de marketing entendem que manter ou até mesmo aumentar o investimento em marketing de marca pode ser eficaz para enfrentar as crises econômicas.
O relatório apurou ainda que se mantém a migração contínua de investimentos para canais digitais. Os profissionais de marketing estão planejando aumentar os investimentos em mídias sociais, vídeo on-line e dispositivos móveis, com a expectativa de que os investimentos permaneçam os mesmos ou diminuam nos canais tradicionais, como mídia impressa, cinema e TV.
O TikTok e o YouTube são as plataformas que deverão receber os maiores aumentos nos investimentos com marketing em 2024. As controvérsias em torno do X (antigo Twitter, leia uma delas aqui) afetaram as percepções entre os profissionais de marketing: um terço espera reduzir os investimentos na X em 2024.
A confiança no metaverso também diminuiu: 47% dos profissionais de marketing disseram que esperavam aumentar o investimento no metaverso em 2023 agora apenas 11% espera fazer isso em 2024.
Espie parte do relatório The Voice of the Marketer 2024, aqui.