arrow_backVoltar

A nova VML

WPP define liderança da operação no Brasil

14.12.23

A VML, fruto da fusão entre VMLY&R e Wunderman Thompson, abrirá suas portas oficialmente no dia 1º de janeiro de 2024. O acordo foi anunciado em outubro pelo Grupo WPP e o processo de unificar as operações começou na sequência - naquele momento, a holding afirmou que a nova agência seria composta por 30 mil funcionários atuando em 64 mercados. No Brasil, o WPP nomeou Karina Ribeiro como CEO da nova empresa. Ela deixa a Ogilvy, onde foi CMO por seis anos.

A definição do comando da agência no Brasil foi comunicada nesta quinta-feira, 14, um dia após a despedida de Pedro Reiss da liderança da Wunderman Thompson, feita por ele no LinkedIn.

Karina se reportará a Stefano Zunino, country manager do WPP. Também ele tem uma nova incumbência, após a fusão. Ele acumulará a função com o cargo de CEO do Grupo VML Brasil, que agora é composto por empresas como Markedata, Corebiz, Mutato, Mirum, VML Commerce, VML Health, iCherry, Pmweb e Enext, mesclando negócios que se dividiam entre a VMLY&R e a WT.

De forma global, a nova agência destaca que "combina experiência de marca, experiência do cliente e commerce" e se posiciona como a “maior companhia de criatividade global”. No Brasil, a VML trabalha para 58 marcas diferentes de 27 clientes.

De estagiária a CMO

A experiência de Karina na Ogilvy é composta de duas fases. Com a soma desses períodos, foram 15 anos na agência, onde foi de estagiária a CMO, líder de novos negócios e head de advertising para a América Latina. Mais recentemente, passou a liderar alguns projetos globais para clientes da WPP. De 2012 a 2016, ela foi managing director da David.
"Ao longo de sua carreira de mais de 20 anos dentro da WPP, Karina provou ter o talento e o conhecimento para liderar este importante momento da agência no país e acelerar a transformação do mercado brasileiro como um todo", declarou Jon Cook, CEO Global da VML.

A nova CEO afirmou, em comunicado: "Estou entusiasmada e motivada com a oportunidade de liderar no Brasil a maior agência criativa do mundo, que reúne talentos incríveis e todas as competências para construir marcas e negócios conectados".

O time criativo será liderado por Sleyman Khodor (que já atuava como CCO da VMLY&R). Nos últimos três anos, a VMLY&R e a Wunderman Thompson conquistaram, juntas, 34 Leões em Cannes, incluindo o primeiro Grand Prix de Glass do Brasil, com o case "Eu Sou", da VMLY&R para Starbucks, em 2021.

Outra mudança dentro da estrutura é a de Fernando Taralli, que ocupava o cargo de CEO da VMLY&R Brasil. Ele irá assumir uma posição junto a clientes na WPP Latam. Segundo o comunicado da VML, Pedro Reiss deixa a empresa em busca de novos desafios. “Taralli e Reiss tiveram uma importante contribuição na construção da história das duas agências que agora se unem. Nós agradecemos a ambos e desejamos sucesso nas suas novas jornadas”, disse Zunino.

A nova VML

/