Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Ano chega com agenda carregada. Programe-se
As cortinas estão se fechando para 2023, ano em que a expressão “inteligência artificial” foi escolhida como “palavra” do ano pelo dicionário Collins.
Para alguns, contudo, poderia ou deveria ter sido “emergência climática”. Não resta dúvida, o tema precisa estar na agenda do nosso mercado. Dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, órgão do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, indicam que os efeitos do El Niño vão continuar intensos até fevereiro.
Portanto, 2024 dará largada em clima quente e também em ritmo acelerado. Afinal, o ano começará com um dos eventos mais aguardados do mercado publicitário, quase uma semana antes do usual: o BBB24 abre suas portas no dia 8 de janeiro.
O reality tem 20 patrocinadores confirmados neste ano: Ademicon, Amstel, Chevrolet, Cif, Downy, Electrolux, Esportes da Sorte, Hypera Pharma, iFood, Latam, McDonald’s, Mercado Livre, Pantene, Rexona, Seara e Stone.
Delícia, Kwai, Nestlé e Oi irão protagonizar dinâmicas. O BBB24 terminará no dia 14 de abril.
O Carnaval – medidor informal da retomada das atividades do país – se dará entre os dias 10 e 14 de fevereiro.
Outra festa popular, o São João, estará super aquecido em 2024. Em Caruaru (PE), estão previstos 72 dias de programação. O São João da cidade, um dos mais famosos do Nordeste, vai acontecer de 19 de abril a 29 de junho. Outro São João popular, o de Campina Grande (PB), irá comemorar 40 anos de existência e terá 33 dias de duração, indo de 29 de maio a 30 de junho. E o Festival Folclórico de Parintins será de 26 de junho a 03 de julho.
Esportes
Neste ano, teremos ainda os Jogos de Paris, entre 26 de julho e 11 de agosto. Já as Paralimpíadas serão entre 28 de agosto e 8 de setembro. A Casa Brasil, espaço organizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), será instalada no Parc de la Villette, na zona norte de Paris. O COB conta com 19 patrocinadores: Ajinomoto, Águia Branca, Aliança Francesa, Estácio, Grupo Águia, Havaianas, Kraft Heinz, Max Recovery, Medley, Mormaii, NewOn, NSports, Peak, Riachuelo, Smart Fit, Subway, Vivo e XP.
Ainda no esporte, mas com foco em futebol, o calendário vai do dia 02 de janeiro, com o primeiro jogo da Copa São Paulo de Futebol Júnior, até 08 de dezembro, com a decisão do Campeonato Brasileiro.
No meio disso, há diversos torneios. O Carioca começa no dia 17 de janeiro e o Paulista, no dia 20. A Supercopa será no dia 03 de fevereiro, com Palmeiras, atual detentor do título, enfrentando o São Paulo, campeão da Copa do Brasil de 2023. O Brasileirão estreia no dia 14 de abril. E a Copa do Brasil acontecerá entre 21 de fevereiro e 10 de novembro. A Libertadores, por sua vez, será entre 07 de fevereiro e 30 de novembro.
No calendário esportivo, há uma novidade: pela primeira vez o Brasil sediará uma partida da NFL, a liga de futebol americano. Será em São Paulo na Neo Química Arena, estádio do Corinthians. A data oficial não foi fechada, mas espera-se que o jogo seja realizado na primeira semana de setembro ou na segunda de novembro. As equipes que se enfrentarão serão anunciadas em maio.
Festivais
Este ano houve uma profusão de festivais de música. Em 2024, continuaremos a ter muitos shows. A concorrência está tão acirrada que vários eventos já anunciaram vendas, atrações e patrocinadores, antecipando passos.
Dentre os festivais com artistas internacionais, o Lollapalooza Brasil (22 a 24 de março) já está com o line-up pronto. Em 2024, ele vai estrear sob a organização da Rock World (neste ano ainda foi pela T4F). Entre as atrações estão Arcade Fire, Blink-182, Paramore, Limp Bizkit, Titãs, Sam Smith e SZA. Quanto a patrocinadores, os já conhecidos são Bradesco, Budweiser, Johnnie Walker, Vivo, Club Social, Coca-Cola, McDonald’s e Sadia.
Promovido pela Dueto Produções com o C6 Bank, o C6Fest realiza sua segunda edição, em São Paulo, de 17 a 19 de maio no Ibirapuera. O festival terá apresentações de Pavement, Young Fathers, Soft Cell, Black Pumas, Cat Power relendo Bob Dylan, Fausto Fawcett e Jaloo com Gaby Amarantos.
Antes, acontece o Time Warp Brasil, festival de música eletrônica nascido na Alemanha. O evento será entre os dias 3 e 4 de maio, na capital paulista.
De origem holandesa, o Tomorrowland confirmou sua próxima edição no Brasil para os dias 11, 12 e 13 de outubro, em Itu.
E o Primavera Sound, criado na Espanha, anunciou seu festival em São Paulo para os dias 30 de novembro e 1 de dezembro.
Em 2024, o Rock in Rio acontece em clima da celebração de seus 40 anos. O evento será nos dias 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro, no Parque Olímpico, Rio de Janeiro. As atrações confirmadas são: Ed Sheeran, Imagine Dragons, Ne-Yo, Joss Stone, Ludmilla, Lulu Santos, Paralamas, Glória Groove e Jão. Os patrocinadores são Itaú (master), Heineken, Ipiranga, Doritos, Prudential, TIM, C&A, Volkswagen, Coca-Cola, Natura, Seara e KitKat.
Eleições
Neste ano também teremos eleições no Brasil. Serão escolhidos prefeitos de mais de 5.500 cidades, entre elas as 27 capitais estaduais e o Distrito Federal. O primeiro turno será em 6 de outubro. O segundo será no dia 27 do mesmo mês. Para quem quiser trocar de domicílio eleitoral, alterar local de votação ou tirar o título o prazo se encerra em 8 de maio.
No mundo, outros processos eleitorais vão tomar as manchetes. Mais de 30 nações vão escolher seus novos presidentes neste ano – e o Parlamento Europeu irá definir novos delegados, no início de junho. Isso irá movimentar de modo significativo o cenário político entre 2024 e 2025.
A eleição para presidente que possivelmente mais chamará atenção da mídia, ao longo do ano, será a dos EUA, a 60ª. A votação será no dia 5 de novembro.
Também está na mira da imprensa a Rússia, que terá eleições em 17 de março. Vladimir Putin confirmou que está na disputa presidencial e buscará o quinto mandato – analistas internacionais indicam que ele não deverá ter adversários.
Na Venezuela, Nicolás Maduro tentará o terceiro mandato. As eleições acontecem em 13 de outubro.
E a Índia, em maio, terá eleições nacionais, com aproximadamente 945 milhões de pessoas decidindo os novos rumos do país.
Os mexicanos irão votar para presidente em 02 de junho e há chance de uma mulher ser a ganhadora da corrida eleitoral.
No Uruguai, a escolha do presidente será no dia 27 de outubro.
Aniversário de marcas
O Itaú já investiu pesado neste ano para celebrar seu centenário em 2024, com logo repaginado e campanha estrelada por Madonna. Em 27 de setembro de 1924, um armazém de Poços de Caldas foi autorizado pelo governo federal a funcionar como seção bancária. Esse foi o embrião do que se tornaria o Itaú Unibanco. Mais comemorações são aguardadas para os próximos meses.
Outra marca que completa 100 anos em 2024 é a Columbia Pictures, cujo aniversário será no dia 10 de janeiro. O estúdio lançou seu logo, a famosa mulher com a tocha, de forma comemorativa. E um livro reunindo momentos icônicos, entre outras ações para celebrar o centenário.
No dia 01 de novembro, a personagem Hello Kitty festeja 50 anos. Criada pela japonesa Sanrio, uma série de atividades está sendo planejada. Experiências com realidade aumentada já foram criadas e uma parada da Hello Kitty, com participações de artistas, já recebe inscrições.
No app de AR, fãs da personagem podem interagir com ela enquanto Hello Kitty dança em cinco locais icônicos: no centro comercial Shibuya 109, em Tóquio; Big Ben, de Londres; Torre Eiffel em Paris; arranha-céu Taipei 101 em Taiwan; e Empire State Building, de Nova York. Outras ações incluem animações no TikTok e promoções no My Hello Kitty Cafe no Roblox.
Festival do Clube e cia.
Para a indústria da comunicação, alguns eventos já estão na agenda, mas vale destacar as datas: o Festival do Clube de Criação 2024 deve acontecer no primeiro final de semana de outubro (a confirmar).
A CES acontece entre 9 e 12 de janeiro, em Las Vegas. Depois, vem o Mobile World Congress, que será realizado entre os dias 26 e 29 de fevereiro, em Barcelona. O SXSW acontecerá em Austin entre 8 e 16 de março. O Web Summit Rio está marcado entre 15 e 18 de abril – o de Lisboa, entre 11 e 14 de novembro. A Rio2C, por sua vez, tem as datas de 04 a 09 de junho. O Cannes Lions 2024 será entre 17 e 21 de junho.