Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Uso de fake news está entre maiores ameaças globais, diz WEF
O uso de fake news e seus efeitos nos processos eleitorais estão entre os maiores riscos para a humanidade neste momento, de acordo com estudo "Global Risks Report", do Fórum Econômico Mundial (World Economic Forum - WEF), divulgado nesta quarta-feira (10).
Segundo o relatório, a desinformação, que cresce com a ajuda de ferramentas de inteligência artificial, pode representar uma ameça em especial porque estão planejadas eleições que levarão cerca de 3 bilhões de pessoas às urnas nos próximos dois anos.
O documento indica que os problemas resultantes de fake news podem ir de "manifestações violentas", "crimes de ódio" até "terrorismo”.
Os conflitos armados também estão elencados entre as cinco principais preocupações para os próximos dois anos.
Em um horizonte de dez anos, as condições meteorológicas extremas e as alterações nos sistemas ambientais são apontadas como as maiores preocupações.
O relatório foi preparado com a seguradora suíça Zurich Insurance e com a empresa de consultoria Marsh McLennan e se baseia nas opiniões de mais de 1,4 mil especialistas em riscos globais, políticos e líderes empresariais, entrevistados em setembro de 2023.
A nova reunião do Fórum Econômico Mundial acontecerá em Davos, entre os dias 15 e 19 de janeiro.