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Nascida no 'Ano do Dragão', BMW 'veste' vermelho (com filme)
A BMW China apresenta campanha de Ano Novo Lunar criada pela TBWA Juice Beijing\ TBWA Bolt Xangai, que pretende capturar a complexidade de antigas tradições e superstições locais.
O "Ano do Dragão" é reconhecido na China pela boa sorte, força e saúde, mas para aqueles nascidos no Ano do Dragão, é o seu "Ben Ming Nian", ou ano do zodíaco lunar e de acordo com a antiga superstição chinesa, potencialmente um momento de incerteza. Acredita-se que este fenômeno seja causado pelo ciclo orbital de Júpiter, que ocorre a cada 12 anos, resultando no alinhamento do ano do zodíaco lunar com o signo de nascimento da pessoa.
Este é o caso da BMW, que nasceu em 1916 – Ano do Dragão. Em vez de fugir da superstição, a BMW abraça a sua situação com o lançamento de um "mockumentary" de 14 minutos, chamado "Project Jupiter" (assista abaixo), que pretende banir a incerteza de "Ben Ming Nain" e criar um universo da sorte para todos, independentemente do ano do zodíaco.
“O enigma que este Ano Novo Lunar apresentou à BMW foi uma excelente oportunidade de navegar, ao mesmo tempo que nos permitiu continuar a celebrar o profundo respeito a cultura e tradição chinesas e partilhar alegria. O ‘Projeto Júpiter’ é a missão da BMW de banir a incerteza supersticiosa de ‘Ben Ming Nian’, explorando soluções para evitar a influência de Júpiter. Depois de muitas tentativas, cientistas e engenheiros da BMW elaboram a 'Teoria da Sorte Vermelha', acabando com a incerteza de ‘Ben Ming Nian’ para sempre”, observa Ronnie Wu, chief creative officer da TBWA China.
A tradição chinesa recomenda que as pessoas usem vermelho o ano todo para afastar a incerteza e trazer boa sorte. Ao aplicar a teoria, a BMW vai a extremos: adotando o vermelho em sua sede global, aumentando a produção de BMW vermelhos, além dos funcionários e gestores adotarem a cor.
No filme, os quatro personagens principais são acompanhados por convidados especiais, incluindo o ator Jackson Yee, o cineasta Ning Hao, o fundador e CEO da Sohu Zhang Chaoyang, o jornalista Yi Lijing, o ator Yang Haoyu, os jogadores de futebol do AC Milan, Olivier Giroud e Tijjani Reijnders, o professor Dashan e vários "influenciadores".
Além do curta, a campanha inclui pôsteres, kits de decoração e ações de merchandising.
Ficha Técnica:
Client: BMW China
Creative agency: TBWA Juice Beijing\ TBWA BOLT Shanghai
Production: TBWA BOLT Shanghai \ BMW China\ MOD