arrow_backVoltar

Sora

OpenAI apresenta modelo de IA para vídeo

16.02.24

A OpenAI, dona do ChatGPT, apresentou nesta quinta-feira, 15, sua tecnologia de IA generativa para vídeo. Com o nome de Sora, o modelo faz as criações a partir de prompts de texto, como o Dall-E, ferramenta para geração de imagens que pertence à companhia.

Sora pode produzir vídeos de até um minuto com cenas realistas ou imaginativas, conforme o comando. De acordo com a OpenAI, “o modelo tem um profundo conhecimento da linguagem, o que lhe permite interpretar com precisão as instruções e gerar personagens atraentes que expressam emoções vibrantes”.

A aplicação, porém, ainda não está disponível para o público geral, nem na forma de “demos”. Por enquanto, especialistas foram acionados para avaliação de áreas críticas ligadas à IA generativa, como vieses e conteúdo de ódio. Uma das preocupações da empresa está nos prompts, que serão checados para evitar a violação de diretrizes internas, caso de textos que contenham estímulo à violência.

A OpenAI revelou também que artistas visuais, designers e film makers estão entre as primeiras pessoas a ter acesso ao modelo para darem um feedback sobre a qualidade das produções.

A companhia divulgou a novidade com o apoio de 10 vídeos, que foram criados pela nova aplicação. Ela informou que está construindo um mecanismo capaz de identificar clipes gerados pela Sora, uma maneira de combater os deepfakes, vídeos e imagens falsos criados por IA e que estão no centro das preocupações neste ano em que acontecerão diversas eleições pelo mundo.

Os vídeos podem ser vistos aqui.

Sora

/