Acesso exclusivo para sócios corporativos

Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Lego encoraja meninas e pais a abandonar perfeccionismo
As meninas enfrentam uma crise de confiança criativa, de acordo com novas descobertas do The Lego Group. Próximo ao Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta sexta-feira (8), a marca destaca como o preconceito linguístico e a pressão por perfeição podem sufocar a criatividade das meninas.
A nova etapa da campanha “Play Unstoppable”, de Lego, que visa desafiar os estereótipos de gênero, acaba de ser lançada depois de a marca ter encomendado uma investigação global sobre as tendências sociais que afetam a confiança criativa das crianças. O estudo – que envolveu mais de 61.500 pais e crianças entre cinco e 12 anos de idade, em 36 países – revelou que a confiança das meninas na sua criatividade diminui à medida que envelhecem.
O declínio da confiança pode ser agravado por duas questões predominantes: a linguagem cotidiana e a expectativa de serem perfeitas. Dois terços das meninas disseram que a linguagem que ouvem pode fazê-las sentir que não deveriam experimentar e cometer erros, enquanto três em cada cinco meninas relataram sentir-se pressionadas pelas mensagens de perfeição da sociedade.
A maioria dos pais também observou que termos como “bonita”, “fofa” e “linda” são comumente atribuídos a criações das meninas, enquanto palavras como “corajoso”, “legal” ou “gênio” são aplicadas com mais frequência a meninos.
A Lego buscou ilustrar esses resultados num filme, “More Than Perfect” (assista abaixo), que apresenta uma experiência entre meninas e seus pais. No primeiro cenário, as meninas são instruídas a construir um parque infantil “perfeito” com peças de Lego e elas hesitam nos seus projetos.
No segundo desafio, as participantes e seus pais são convidados a construir “qualquer” playground, “sem certo ou errado”. Todos se alegram instantaneamente com a nova proposta.
“Isso mostra que mesmo com uma ligeira mudança na escolha da linguagem, é possível criar um impacto significativo nas crianças”, observa Alero Akuya, vice-presidente de desenvolvimento de marca do Grupo Lego.
A iniciativa se desdobrará em ações de apoio a crianças e famílias.
Ficha Técnica:
The LEGO Group Head of Brand & Portfolio Comms: Laura Misselbrook
Global Brand and DEI Comms Lead, Brand & Portfolio Comms: Denise Lauritsen
Senior Communications Manager, Brand & Portfolio Comms: Ida Rosendahl
Global Creative Lead, Play Inclusion, OLA (Our LEGO Agency): Pia Chaudhuri
Global Brand Director, D&I, Brand Development – Carolina Teixeira
EXPOSURE
Head of Strategy: Nicola Davies
Creative Director: Sally Green
Executive Creative Director: Robin Ek
Executive Producer: Bhavisha Patel
Senior Producer: Natasha Buddle
CEO: Maneeze Chowdhury
Client Partner: Alex Darling Wilson
Design Director: Russell Hunt
Publicity: Jody Halliday
TREEHOUSE
Director: Jessie Ayles
Executive Director: Matt Rendell
Producer: Francesca Di Muro
Production Assistant: Cindy Veleva
DOP: Kia Fern Little