Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Barilla e Marie Kondo ensinam como reutilizar caixas de massas
Para marcar o Global Recycling Day, nesta segunda-feira (18), a especialista em organização pessoal Marie Kondo protagoniza nova campanha para a marca de massas Barilla, criada pela Le Pub.
O filme "Secondhand Box" (assista abaixo) convida os clientes a viver de forma mais sustentável, reutilizando caixas de macarrão como embalagens para vendas de segunda mão.
A peça, elaborada em estilo de um tutorial, traz Marie Kondo demonstrando como dobrar peças de roupa pequenas, médias e grandes para caber nas embalagens azuis de macarrão da Barilla, de diferentes formatos e tamanhos. Em seguida, ela demonstra como lacrar as caixas e adicionar rótulos.
“Na Barilla, estamos dedicados a promover a sustentabilidade em nossas operações”, declara Ilaria Lodigiani, diretora de marketing de categoria da Barilla. “Nossa colaboração com Marie Kondo é uma prova de nossos esforços contínuos para enfrentar os desafios ambientais como um sinal de amor ao planeta. Ao reaproveitar as caixas de massa, alinhamo-nos com o nosso compromisso mais amplo de reduzir o desperdício de embalagens e promover práticas ecológicas.”
A campanha é lançada no momento em que pesquisas recentes mostram o impacto ambiental associado ao transporte de mercadorias, especialmente na indústria da moda. De acordo com o Statista, só o transporte contribui com mais de 20% das emissões globais de CO₂, prevendo-se que o setor da moda produza 6 milhões de toneladas de CO₂ até 2030.
Os consumidores estão se tornando mais conscientes da poluição associada à fast fashion e começam a optar mais por peças de segunda mão ou mais sustentáveis.
“Dobrar roupas para caber em caixas de macarrão vazias não é apenas uma solução prática, é uma escolha consciente por um sistema circular”, declara Marie Kondo.
A iniciativa será amplificada nas redes sociais, com "influenciadores" internacionais que irão replicar as técnicas de dobragem.
Como parte do seu compromisso com um futuro mais verde, a Barilla concebeu mais de 99% das suas embalagens para reciclagem. Além disso, mais de 99% do papel e cartão utilizados pela empresa são provenientes de florestas geridas de forma responsável, segundo informa a companhia.