arrow_backVoltar

Comentarista disfarçado

Lay's muda voz de jornalista e evidencia machismo no futebol

28.03.24

Para evidenciar o machismo no futebol, a marca de batatas Lay's, patrocinadora daUEFA Champions League feminina ao longo dos últimos anos, realizou um "experimento social", criado pela AlmapBBDO.

Na ação, chamada de "Comentarista Disfarçado", a jornalista Elaine Trevisan comentou o jogo amistoso do último dia 26, ao vivo, em rádio com transmissão no YouTube. No entanto, a voz da profissional foi alterada por uma voz masculina - nomeada Elias - em tempo real, por meio de uma ferramenta de inteligência artificial. Assim, ela participou da transmissão como se fosse um comentarista homem convidado.

Agora, a ação é revelada em um vídeo nas redes sociais (assista aqui).

"Analisando os comentários nas redes sociais sobre a transmissão do Elias, deu para perceber que não teve muita gente criticando, como acontece usualmente quando estou como comentarista. Estamos aqui hoje para defender que seja assim que nós, mulheres, sejamos tratadas em transmissões esportivas e, claro, também fora delas. Sem que nos desmereçam ou invalidem por sermos mulheres falando de futebol”, observa Elaine.

Lay's propôs essa ação em conjunto com Elaine para darmos uma dimensão mais palpável a um problema que as mulheres enfrentam todos os dias, dentro e fora do futebol. Escolhemos o esporte favorito do Brasil, que deveria ser inclusivo para todo mundo, para promover, acima de tudo, uma conversa sobre o respeito a todas as pessoas”, pontua Simone Simões, diretora de marketing da PepsiCo.

Ficha Técnica:

Agência: AlmapBBDO

Anunciante: PepsiCo

Título: Comentarista disfarçado

Produto: LAY’S®

Presidente e CEO: Filipe Bartholomeu

CCO: Luiz Sanches e Marco Giannelli (Pernil)

Diretores Executivos de Criação: Fernando Duarte, Henrique Del Lama, Pedro Corbett.

Criação: Ingryd Cruz e Pedro Ximenes

Atendimento: Fernanda Tedde, Tatiana Vidonscky, Marcus Avena, Shedia Marzouk, Gisella Oyola

Planejamento: João Gabriel Fernandes, Erika Moulin

Projetos Especiais: Julia Newman, Carol Anjos e Júlia Cunha

Produtora I.A: SoundThinkers

Head de Estratégia e inovação: Paulo Dytz

Gestor de Projetos: Saulo Baumgartner Mosna

Desenvolvedor: Rodrigo Roglio

Social Listening: Gustavo Arakawa

Aprovação do cliente: Simone Simões, Daniella Lopes, Giovanna Miranda

Mídia offline: Adriana Roza e Gabriel Ezequiel

Mídia digital: Ampfy

Rádio: Bandeirantes

Produção Audiovisual: Diego Villas Bôas e Charles Nobili

Produtora de Imagem: Compañia

Produtora de áudio: Cabaret

Elenco: Elaine Trevisan, Ricardo Capriotti, Ulisses Costa, Claudio Zaidan

PR: InPress Porter Novelli

Diretora de conta: Thais Szpigel

Gerente de conta: Vivian Fróes

Time de Atendimento: Barbara Crivelaro, Thais Benica e Vinicius Redaelli

Comentarista disfarçado

/