Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Acesso exclusivo para sócios corporativos
Ainda não é Sócio do Clube de Criação? Associe-se agora!
Lay's muda voz de jornalista e evidencia machismo no futebol
Para evidenciar o machismo no futebol, a marca de batatas Lay's, patrocinadora daUEFA Champions League feminina ao longo dos últimos anos, realizou um "experimento social", criado pela AlmapBBDO.
Na ação, chamada de "Comentarista Disfarçado", a jornalista Elaine Trevisan comentou o jogo amistoso do último dia 26, ao vivo, em rádio com transmissão no YouTube. No entanto, a voz da profissional foi alterada por uma voz masculina - nomeada Elias - em tempo real, por meio de uma ferramenta de inteligência artificial. Assim, ela participou da transmissão como se fosse um comentarista homem convidado.
Agora, a ação é revelada em um vídeo nas redes sociais (assista aqui).
"Analisando os comentários nas redes sociais sobre a transmissão do Elias, deu para perceber que não teve muita gente criticando, como acontece usualmente quando estou como comentarista. Estamos aqui hoje para defender que seja assim que nós, mulheres, sejamos tratadas em transmissões esportivas e, claro, também fora delas. Sem que nos desmereçam ou invalidem por sermos mulheres falando de futebol”, observa Elaine.
“Lay's propôs essa ação em conjunto com Elaine para darmos uma dimensão mais palpável a um problema que as mulheres enfrentam todos os dias, dentro e fora do futebol. Escolhemos o esporte favorito do Brasil, que deveria ser inclusivo para todo mundo, para promover, acima de tudo, uma conversa sobre o respeito a todas as pessoas”, pontua Simone Simões, diretora de marketing da PepsiCo.
Ficha Técnica:
Agência: AlmapBBDO
Anunciante: PepsiCo
Título: Comentarista disfarçado
Produto: LAY’S®
Presidente e CEO: Filipe Bartholomeu
CCO: Luiz Sanches e Marco Giannelli (Pernil)
Diretores Executivos de Criação: Fernando Duarte, Henrique Del Lama, Pedro Corbett.
Criação: Ingryd Cruz e Pedro Ximenes
Atendimento: Fernanda Tedde, Tatiana Vidonscky, Marcus Avena, Shedia Marzouk, Gisella Oyola
Planejamento: João Gabriel Fernandes, Erika Moulin
Projetos Especiais: Julia Newman, Carol Anjos e Júlia Cunha
Produtora I.A: SoundThinkers
Head de Estratégia e inovação: Paulo Dytz
Gestor de Projetos: Saulo Baumgartner Mosna
Desenvolvedor: Rodrigo Roglio
Social Listening: Gustavo Arakawa
Aprovação do cliente: Simone Simões, Daniella Lopes, Giovanna Miranda
Mídia offline: Adriana Roza e Gabriel Ezequiel
Mídia digital: Ampfy
Rádio: Bandeirantes
Produção Audiovisual: Diego Villas Bôas e Charles Nobili
Produtora de Imagem: Compañia
Produtora de áudio: Cabaret
Elenco: Elaine Trevisan, Ricardo Capriotti, Ulisses Costa, Claudio Zaidan
PR: InPress Porter Novelli
Diretora de conta: Thais Szpigel
Gerente de conta: Vivian Fróes
Time de Atendimento: Barbara Crivelaro, Thais Benica e Vinicius Redaelli