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Com novas soluções, Meta aprimora foco na Gen Z
Em parceria com a consultoria Trope, especializada nas gerações Z e Alpha, a Meta passa a oferecer insights, curadoria de 'creators' e sessões de cocriação e produção de campanhas. Crédito - Unsplash / Michael Effendy
A Meta reúne plataformas que atende perfis os mais variados. Mas não há dúvida que a geração Z ou Gen Z (da nomenclatura em inglês) tem despertado cada vez mais atenção da companhia. A big tech acaba de criar no Brasil uma solução com insights, sessões criativas e hub composto por “creators” para as marcas interessadas em se conectar com a população que nasceu entre 1995 e 2010. São as Gen Z Sessions, voltadas para o formato Reels, do Instagram, exatamente o preferido desse público.
Com isso, a companhia passa a oferecer uma espécie de consultoria que conta com criadores selecionados pela Meta. Esse trabalho tem a parceria da Trope, empresa especializada nas gerações Z e Alpha, com pesquisas, projetos de inovação e cocriação e gestão de campanhas de influência.
A proposta consiste em oferecer insights, curadoria de “creators” e sessões de cocriação e produção de campanhas. Nessa última parte, o time do Creative Shop, da Meta, lidera uma reunião de 3 horas fazendo escuta ativa com os “creators” para o desenvolvimento de ideias para o Reels e outras peças criativas dentro dos modelos que existem na plataforma.
A curadoria de “creators” montada pela Meta tem cerca de 30 nomes. Para as sessões feitas com as marcas, de um a três deles participam do trabalho de cocriação. Nesse processo, cada “creator” que integrar o projeto terá um Reels que será postado com um formato comercial conhecido como Partnership Ads. O vídeo terá outras adaptações, como para o feed e para Stories.
De acordo com Laura Chiavone, diretora e head de agências da Meta, a empresa consegue abraçar todas as gerações, mas há um importante foco sobre a Z, que consome muito vídeo. Ela observou que a combinação de ferramentas e material criativo para o Reels permite às marcas um engajamento maior com essa audiência. Além da nova solução, a IA traz insights para os times criativos gerarem “um material poderoso”.
Na visão da Meta, o Reels têm um enorme potencial de crescimento e é um gerador de negócios. Diariamente, ele recebe 200 bilhões de plays. O formato agrada todas as gerações, mas com os chamados nativos digitais há um apelo ainda mais forte. Sandro Cachiello, head de vendas da Meta, apontou em evento recente da companhia, o Meta Marketing Summit, realizado em São Paulo, que 76% dos Gen Z usam o Instagram diariamente. E Thélio Gonçalves, executivo de vendas, afirmou que quase 80% das pessoas dessa geração adquiriram um produto que viram no Reels.
Laura revelou que muitas vezes os anunciantes pensam mais em estratégias de curto prazo quando se trata de explorar esse formato. Mas ela afirmou que há mais entrega se os projetos forem de longo prazo.
Para atrair ainda mais as marcas para o formato, a companhia apresentou outra solução envolvendo o Reels, o Creative Shop e a participação de “creators”, o Video Ads to Reels Sessions. O objetivo está em potencializar o storytelling de campanhas.
Há duas ofertas, nesse caso: Creators Production e Campaign Production. Eles se diferem pelo momento da campanha. Quando o vídeo principal já está pronto, a equipe de “criadores” convocados pela plataforma entra em ação para o desenvolvimento de mais conteúdos com a linguagem de Reels, seguindo o conceito original. Se a comunicação ainda não teve a produção de um vídeo, a equipe da Meta, com o apoio de “creators”, se propõe a desenvolvê-lo.
No Meta Marketing Summit, foi apresentado também o Creator Marketplace, que faz um “match” entre criadores de conteúdo e as marcas, indicando quem se adequa mais à proposta da campanha pretendida pelo cliente. No evento foram discutidas ainda algumas características da geração Z, com base em dados do Instagram.
Um deles indica que 43% dos jovens entre 13 e 24 anos fazem parte de um fandom, gerando senso de comunidade. Outro ponto é que os Gen Z valorizam muito a autenticidade. Eles não escondem suas vulnerabilidades, sentindo-se à vontade para compartilhar seus momentos. Além disso, esse público tem coragem de se expressar de modo experimental. Isso quer dizer que eles têm desejo de sair do comum e com expansão de representações.