arrow_backVoltar

Case

R/GA e o rebranding do Android

02.05.24

A R/GA assina o rebranding global do sistema operacional Android. 

Os escritórios da rede trabalham de maneira integrada e a R/GA Brasil teve "papel fundamental", segundo a própria agência, no design e na criação dos parâmetros conceituais e técnicos do comportamento da marca.

Ainda segundo a agência, apesar de ter 3,5 bilhões de usuários ativos, 12 milhões de desenvolvedores e alimentar o ecossistema do Google, a marca Android estava "estática e desconectada", perdendo participação entre a Geração Z. Por isso, o anunciante quis retomar seus valores fundamentais, de "liberdade e inclusividade", a fim de "reafirmar seu futuro".

Como as pessoas - especialmente os mais jovens - buscam mais autonomia de escolha quando constroem seus próprios ecossistemas conectados, a agência evoluiu o sistema de marca do Android para ser mais aberto e adaptável, o "oposto do que se vê em outros sistemas, com muitas limitações, paredes e ecossistemas rígidos", conta a R/GA.

O time brasileiro também participou do redesign do Android Bot, robozinho que é símbolo do Android, criando milhares de possíveis customizações para os usuários, por ferramenta de inteligência artificial - um projeto liderado totalmente pelo Brasil.

"Redesenhamos e recriamos essa super plataforma invisível para ser ainda mais sem fronteiras, à medida que se flexiona entre dispositivos; a paleta de cores, mais acessível; e o robô (amado pelos desenvolvedores), mais divertido e expressivo, refletindo os diferentes contextospersonagens de cada usuário (são milhões de possibilidades e customizações)", ressalta a R/GA Brasil.

A agência também definiu a relação do Android com o Google, aproximando seus sistemas de identidade, a fim de aumentar a consideração pela marca, além de criar novas ferramentas para ajudar a flexionar a marca entre parceiros.

"Nosso papel foi fundamental, tanto na execução quanto na liderança. O case acaba de ganhar Ouro em Craft, no Andys, e vem sendo super bem recebido mundialmente", ressalta Márcio Oliveira, SVP, managing director da R/GA Brasil.

O trabalho concorre em outros festivais, sendo finalista no One Show e ADC Awards.

Ficha Técnica:

R/GA - Agência
Google, Android - Cliente
Tiffany Rolfe - Global Chief Creative Officer
Melissa Jackson Parsey - VP, Managing Director, Brand Design & Consulting
Augustus Cook - VP, Head of Brand Design
Katia Davidson Ferrara - Executive Producer
Greer Oliver - Group Account Director
Paulo Assunção - Design Director, Brand Design
Junsun Ko - Designer, Brand Design
Flavio Montiel - Creative Director, 3D + Motion Design
Alice Aguiar - Motion Design
Gustavo Tadini - Motion Design
Antonio Souza - Motion Design
Felipe Mahalem - 3D + Motion Design
Chaya Leverton - Producer, Brand Design
Kailee Bongiovi - Producer, Brand Design

Case

/